ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O século [XXI] é o século onde o terrorismo mais vai ganhar visibilidade na geopolítica; não quero dizer que não acontecesse antes. Por exemplo, o século [XX] teve atentado em Olimpíada, teve atentados do grupo IRA, do grupo ETA e diversos atentados ao longo do século [XX], só que, a geopolítica do século [XX] era muito conturbada e não deu muita atenção para o terrorismo.
Repare, o século [XX], você tem crise de 19[29], primeira guerra-mundial, segunda guerra-mundial, acabam as duas guerras começa a guerra-fria [Estados Unidos e União Soviética] que vai ser o tema até o final do século. Em 19[89] a caída do muro de Berlim e 19[91] o fim da União Soviética.
Destarte, a partir do ano [2000], a temática terrorismo ganha visibilidade, e ganha visibilidade porquê! Por causa do maior atentado terrorista que agente conseguiu visualizar, que foi o [11] de Setembro, o atentado ao Word Trade Center.
Devo lembrar, que não foi só Word Trade Center, eram quatro aviões que atacaram os Estados Unidos [EU] que foi transmitida em directo, foi chocante, que eu lembro tudo o que aconteceu naquele dia. Esse atentado gerou uma visibilidade ao terrorismo principalmente ao terrorismo fundamentalista islâmico, nesse caso era Al Qaeda.
Atenção, eu não estou a dizer, que todo o terrorista é islâmico, e muito menos que todo islâmico é terrorista, porém a visibilidade ficou com esse grupo e fez com que gerasse uma nova forma de política externa americana que ficou conhecida como Doutrina Bush.
A Doutrina Bush, foi uma forma de mudar as relações internacionais nos EU baseada em três pontos fundamentais:
- Unilateralismo - é a ideia de que, os EU tomariam acções mesmo sem apoio de outros países, e também sem apoio de entidades supranacionais como a ONU.
Em consequência, a invasão ao Afeganistão, e principalmente a invasão ao Iraque ela foi feita à revelia da ONU. A ONU votou contra no CS a invasão ao Iraque, mesmo assim unilateralmente os EU resolve fazer. Logo, começou aqui o processo de unilateralismo na política militar dos EU, que de certa forma funciona hoje, com sua saída da OMS, se retirando de Acordos ambientais mostra que os EU fora das discussões globais e nunca mais na via multilateral em viárias esferas não só militar.
- Ataque preventivo - que para mim é o conceito mais louco do mundo. Os EU, se dava o direito [luxo] de atacar qualquer país, que ele achasse que iria atacá-lo. Era exactamente isso, que o Bush fazia! Tanto que, a invasão ao Iraque é feita supostamente, porque o Iraque tinha armas de destruição em massa. Repare, a invasão e a intervenção militar dos EU, no Iraque durou aproximadamente(10] anos e não encontraram a tal arma de destruição em massa, mesmo assim o Bush justificou o ataque. Quer dizer, cria-se algo muito subjectivo para se justificar um ataque de um país a outro.
- Eixo do mal - aqui os EU colocou todos os países que têm divergências políticas nesse eixo do mal. Eixo do mal, seriam os países que supostamente abrigam terroristas. No eixo do mal estavam: Afeganistão, Irão, Iraque, Coreia do Norte e…até Cuba parou aqui.
Epháaa…Cuba! não tem nada a ver com terrorismo que aconteceu nos EU. Quer dizer, foi uma forma do Bush colocar todo o mundo que ele não gostava nesse eixo do mal. E, eu queria que você fizesse uma reflexão. Durante todo o período de guerra-fria, os EU justificavam os seus gastos militares e suas acções sempre com um ideal de combate ao Comunismo. Logo, o combate ao comunismo justificava acções nem sempre fácies de serem justificadas, com o fim da guerra-fria perdeu essa justificativa e com a guerra ao terror, que é, o que ficou conhecido da Doutrina Bush, isso voltou a acontecer. Justifica a invasão a outro país, até [atrocidades] que ele cometeu em algumas prisões como combate ao terrorismo, redução dos direitos civis como combate ao terrorismo.
Portanto, o Bush utilizou combate ao terrorismo como usava na guerra-fria para
justificação seus gastos e seus actos [atrocidades].
Manuel Brernardo Gondola
Em Maputo, aos [18] de Janeiro 20[22)