O Sr. Reinaldo é mais um funcionário corrupto das Finanças de Nacala, mais um morango podre em cima do bolo que mancha e envergonha tantos funcionários das finanças de Moçambique, que cumprem o seu dever e não fazem extorsão aos contribuintes das empresas que pagam os impostos.
A Pedro Mesquita, consultores tinha um pequeno negócio de colheita de conchas, maqueza dava emprego às lanchas à vela que recolhiam as conchas na praia, traziam para Nacala onde eram ensacadas e enviadas para os produtores de frangos.
As conchas têm grande quantidade de cálcio, depois de moídas são incorporadas nas rações, fundamental para a formação do osso do frango e da casca do ovo, não havendo necessidade de importar o cálcio.
O Sr. Reinaldo com mais um comparsa das finanças de Nacala pararam o caminhão das conchas e descobriram que o livro de facturas da Pedro Mesquita, consultores estava trocado e no IVA era um livro de 2%, mas a Pedro Mesquita, Consultores sempre pagou 5% de IVA como é de lei. Uma infração gravíssima da empresa.
Como o caminhão não podia seguir caminho, o Sr. Reinaldo começou a exigir 15 000 meticais de refresco, depois de 6 horas de discussão lá recebeu 5 000 meticais para dividir com o outro comparsa.
Efectuamos a denuncia com a Dra. Ana Policarpo, directora das finanças de Nacala, mas nada aconteceu, o Sr. Reinaldo continua a fazer as suas manobras telefonando para outras empresas e contribuintes assim que consegue descobrir uma falha ameaça com multa e exige o seu refresco.
Lembramos que estes funcionários corruptos depois de anos e anos a prejudicar as empresas e o Estado Moçambicano o mais que lhes pode acontecer é serem transferidos para outro local e iniciam lá as mesmas actividades.
O Sr. Patrão Mor da Capitania de Nacala depois de anos e anos a roubar em Nacala, recentemente foi transferido para Memba de onde é originário.