O Porto de Pemba vai, pela primeira vez, no mês em curso, fazer o manuseamento do Grafite extraído no distrito de Balama para exportação no mercado internacional.
A informação foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), que destaca construção de um novo Porto Seco na zona da estrada designada por 10%, nos arredores da Cidade de Pemba.
Segundo Miguel Matabele, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique conseguiu atrair os investidores de grafite de Balama para que privilegiem o uso do porto comercial de Pemba como porta de saída para mercado internacional.
“Este porto de Pemba, terá que dar resposta ao grafite de Balama e tudo está sendo feito para que efectivamente esse projecto se concretize”, revelou Miguel Matabele, acrescentando que, o produto será contentorizado em sacos no porto seco”.
O porto seco poderá ter a capacidade de armazenamento de dois mil contentores e com um armazém de 20 mil toneladas.
A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique está a fazer investimentos para que o porto comercial de Pemba atinja a capacidade de manusear 480 mil toneladas de carga diversa.