RESUMO DA SITUAÇÃO
A violência insurgente no norte de Moçambique esteve confinada ao distrito de Nangade, uma vez que os combates nos distritos de Macomia, Meluco e Mecula diminuíram por enquanto. Um relato publicado no dia 19 de Janeiro detalhou o espancamento de um homem em Mandimba, distrito de Nangade, por moradores da aldeia que não o reconheceram. O homem portava uma catana e alegou ser membro do exército moçambicano. Ele já foi transferido para a custódia da polícia moçambicana.
A 20 de Janeiro, insurgentes atacaram as aldeias de Ngalonga e Liche no distrito de Nangade, entrando em confronto com milícias locais em ambas aldeias. Várias fontes relataram que membros da milícia foram mortos nos ataques, mas o número de mortes e sua distribuição entre os dois incidentes não é claro. Em Ngalonga, uma força conjunta de tropas moçambicanas e da Missão da Força em Estado de Alerta da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Moçambique (SAMIM) acabou por chegar, expulsando os insurgentes da aldeia.
Houve uma tentativa de fuga da prisão na vila de Mueda no dia 22 de Janeiro. Um recluso que trabalhava nos campos da prisão pulou um muro e fugiu. Os guardas da prisão dispararam em sua direção, levando a milícia local a se mobilizar, acreditando que a vila estava sob ataque insurgente. Os membros da milícia encontraram o prisioneiro fugitivo meia hora após a fuga. Não está claro se o fugitivo foi preso sob a acusação de envolvimento na insurgência ou por crimes não relacionados, mas a resposta à tentativa de fuga é digna de nota. É indicativo da confiança do governo moçambicano nas milícias locais que elas seriam as primeiras a responder no caso de um aparente ataque insurgente em um local estrategicamente crucial como a vila de Mueda. Mueda é o quartel-general dos militares moçambicanos no norte de Moçambique, pelo que a primazia das milícias locais na resposta de segurança aí esclarece até que ponto as forças militares moçambicanas estão mobilizadas no terreno.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-82 23.01.2022