Escola Primária de Namiteca
A Escola Primária de Namiteca, na cidade de Nampula, está a cobrar, de forma obrigatória, uma taxa de 120 meticais a cada aluno matriculado naquele estabelecimento de ensino, como forma de comparticipar nas despesas de construção de cinco salas de aulas, medida que, entretanto, está a ser contestada pelos pais e encarregados de educação.
O valor, segundo apuramos, é cobrado quando os pais e encarregados de educação, pretendem obter as declarações de passagem dos alunos. Dados em nossa posse indicam que, a Escola Primária de Namiteca matriculou para o presente ano escolar mais de 6 mil alunos, da 1ª à 7ª classe.
Feitas as contas, a escola vai encaixar qualquer coisa como 720 mil meticais. Entretanto, para os pais e encarregados de educação, a tarefa de construir escolas ou salas de aulas é da responsabilidade do Estado.
Patrício Daniel, um dos encarregados de educação, disse não fazer sentido que a escola exija pagamento de dinheiro, sabido que muitas famílias estão sem recursos financeiros, por conta de várias crises sucessivas que assolam a economia familiar.
Hawa Essiaca sugeriu para que a direcção da escola sente na mesma mesa com a comissão dos pais, para em conjunto encontrarem consenso e não decidir as coisas de forma unilateral. “Fui à escola para levantar a declaração de passagem de classe da minha filha, e quando cheguei disseram que tinha de pagar 210 meticais, e este valor destinava-se a construção de novas salas de aulas” -queixou-se Essiaca.
Sobre o assunto, o Presidente do Conselho de Escola primária de Namiteca, Jorge Ribeiro, disse que a cobrança tinha base legítima. Segundo ele, com o aumento de efectivo escolar e por conta das medidas de prevenção da Covid-19, havia necessidade de construir outras salas de aulas para acolher as crianças.
“A nossa escola é pobre em salas de aula, tínhamos um bloco de salas de aulas precárias que, infelizmente, foi destruído pelas chuvas intensas” - justificou Ribeiro.
Sobre o assunto, a nossa reportagem, tentou sem sucesso ouvir a Directora dos Serviços Distritais da Juventude Educação e Tecnologia de Nampula.
WAMPHULA FAX – 25.02.2022