Por Francisco Nota Moisés
Cabo Delgado: Milhares de pessoas confinadas nas suas residências devido a ataques de terroristas (2)
"Milhares de moradores, incluindo deslocados do conflito na província moçambicana de Cabo Delgado, estão confinados no interior de suas residências desde a sexta-feira, 18, na vila sede do distrito de Nangade, que está sitiada devido uma sequência de ataques terroristas nas aldeias circunvizinhas, disseram à VOA nesta terça-feira, 22, vários moradores locais. O grupo armado atacou cinco aldeias desde sexta-feira, 18, ao redor da sede distrital de Nangade, que fica na linha de fronteira com a Tanzânia, incluindo as posições da força de guarda fronteira, cortando todas as ligações por terra com os distritos de Mueda e Palma, disseram várias testemunhas..."
Não sei se os terroristas da Frelimo e PORCOS para os patriotas que de armas nas mãos confrontam a tirania do regime de Maputo jamais entenderão que a verdade não pode ser mascarada com mentiras. Não sei se eles compreendem que a verdade tem sempre sido uma, constante e consistente enquanto que a mentira tem sido volúvel, inconstante e inconsistente.
Logo no princípio da guerra do norte mantive que a revolta no Norte era um levantamento popular e nada da ninharia fabricada pelos donos de mentiras da Frelimo que os insurrectos que insistiam que os rebeldes eram islamitas fanáticos. De acordo com a propaganda dos terroristas da Frelimo, os rebeldes eram congoleses, ugandeses, tanzanianos, jihadistas portugueses, quenianos e tanzanianos.
Dizer inverdades é típico dos terroristas e mentirosos da Frelimo e dos ruandeses, dos matsotsis de Joburg e dos pequenos matsotsis de Lesoto, Botswana, Zimbabwe, da Zâmbia que acaba de por um avião de transporte à disposição dos terroristas e dos matsotsis para ser utilizado nesta guerra do Norte. Na sua propaganda, eles os terroristas da Frelimo e ruandeses e os matsotsis matam rebeldes e os rebeldes só matam a população. Quem conhece os terroristas da Frelimo sabe queé a Frelimo que mata populares e não os rebeldes que não podiam ter sobrevivido até a esta data, se a sua prática fosse a de matar civis.
Foi essa cambada de terroristas e matsotsis que disse recentemente que os rebeldes tinham sido derrotados em Cabo Delgado e tinham fugido para o Niassa para se refugiarem nas densas matas daquela província nortenha. E repentinamente, eles não sabem explicar como é que os insurrectos estão agora de ofensiva em Cabo Delgado como nunca dantes ao ponto do artigo a que me refiro com o titulo acima dado dizer que os rebeldes cercam Nangade e controlam as regiões entre Mueda, Nangade e Palma para alem dos valorosos patriotas terem fustigado as posições da tropa terrorista da Frelimo chamada guarda fronteira.
A via entre Mocímboa da Praia e Palma está sob constantes ataques apesar da cantada presença dos terroristas ruandeses. Na zona de Macomia, os matsotsis da Africa austral não enfrentam os patriotas. Chegam a posições flageladas pelos patriotas e logo, e apressadamente, regressam ao seu quartel em vez de perseguir os rebeldes. Os terroristas da Frelimo e ruandeses e os matsotsis de Joburg estão tramados e a sua derrota não está muito longe.