ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Eu achei tão estranho esse tipo de reunião entre a Rússia e Ucrânia nessa altura do campeonato. Afinal qual é o objectivo duma guerra? Você faz uma guerra, porque você quer submeter o inimigo à sua vontade pela força. Guerra é uma forma custosa de submeter o inimigo à sua vontade. Você pode conseguir isso de outras formas; por ameaças, por negociação, por diplomacia.
Ora! Se Vladimir Putin escolheu a guerra para pedir para negociar [3], [4] dias depois, a meu ver, os termos da guerra ainda não estão bem definidos ou não estavam bem definidos. Quer dizer, negociação ir a mesa de negociação ela é o reflexo daquilo que acontece também no campo de batalha: aquele lado que está perdendo ou está indo muito mal está muito aberto a fazer concessões; o lado que está indo muito bem está aberto a impor mais a sua vontade.
Neste momento em que vos escrevo, não está claro quem é que está a frente. Quer dizer, os russos parece que contavam com uma campanha militar mais rápida, eles tiveram problemas ou tem problemas de suplementos [logística], problemas de planejamento e não avançaram tão rápido quanto pensavam.
Por um, por outro lado, os ucranianos estão oferecendo uma resistência bastante significativa e há perspectiva de uma guerra de guerrilha, que estenda o conflito por algum tempo. Logo, este factor, o factor fundamental aqui é o factor tempo. Quer dizer, o tempo quanto mais esse conflito se estende ele é pior para Rússia: os efeitos da guerra, os efeitos sociais, questões políticas que vão afectar a Rússia, vão afectar o Governo do Purtin e o tempo ele é bom para Ucrânia.
Portanto, quanto mais a Ucrânia conseguir arrastar o conflito, melhores condições eles vão puder obter numa possível messa da negociação.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [28] de Fevereiro 20[22]