ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Se eu estaria pendendo para a Rússia nesta Guerra. Épháaa… eu diria que… há um motivo para você ter essa impressão, de que, eu estou pendendo para a Rússia. Mas não é exactamente que eu acho que o Presidente Putin está certo, que o Presidente Putin seja legal uma coisa destarte.
Aliás, eu acho que o primeiro motivo de parecer que eu estou pendendo para Rússia, você não é a primeira a ter essa comoção é porque a maior parte da cobertura que se faz na mídia ocidental, e quando eu digo mídia ocidental estou falando de Jornais/telejornais; franceses, alemãs, norte-americanos, ingleses, português… há um certo consenso e muito arraigado na [exploração] de imagens emocionais, então você mostra crianças sofrendo, você mostra mulheres grávidas sofrendo o que evidentemente é verdade.
Você tem inclusive figuras, daí que estavam já meio sem espaço, porque nunca mais tinha tido uma guerra que valia a pena, porque guerra para valer a pena tem que ter significado geopolítico como essa, porque a Rússia está envolvida na Europa. Destarte, muita gente por aí que estava quase sem espaço, porque não tinha guerra que vale apena, agora está-se construindo, se reconstruindo em cima desses relatos que faz com que a classe média ocidental chore.
Então, como eu de certa forma ponto, denunciou isso, inclusive fazendo com que, pareça que, os ucranianos estão ganhando a guerra e fazendo com que, pareça que, o Exército russo e a Rússia que é a segunda maior potência militar do mundo que talvez tenha o maior arsenal nuclear do mundo não sabe o que está fazendo.
Então, veja bem…presta atenção, agente não tem a mínima noção, do que, está acontecendo de facto na guerra, nada! Do ponto de vista do avanço russo, do ponto de vista militar agente não sabe nada. Logo, a primeira impressão que pode gerar essa ideia que eu estaria pendendo para Rússia, é porque eu não sigo essa [trajectória]. Ou seja, eu tento analisar a guerra, inclusive do ponto de vista russo que é justamente àquele que normalmente só é apresentado para ser demolido.
Outra coisa, porque dentro duma racionalidade geopolítico, pós-guerra frio, o discurso russo, independente do Presidente Putin ser [autoritária], independente da Rússia não ser uma democracia e de facto não é, a Rússia nunca foi democracia e quase nenhum país do mundo foi, a China também não é, e você não vê por aí alguém falando mal da China toda hora, por conta da sua importância económica.
Então, fica parecendo que a história; a lenta e gradual construção de espaços, de armas [artefactos], ao redor da Rússia, depois da queda do muro de Berlim, do final da União Soviética [US] por parte dos Estados Unidos [EU], que isso na verdade não acontece, quando de facto aconteceu.
A gente pode dizer que a NATO era um tigre de papel, que a NATO estava descerebrada como dizia o Presidente Macron e veja que na medida em que o Presidente Putin invadiu a Ucrânia, todo o mundo se pôs a gritar e a dizer que a NATO tinha que responder e agente sem saber, que do ponto de vista da Rússia, você colocar armas na Turquia, na Roménia, nos Países Bálticos, na polónia é como se a Rússia colocasse armas no México, em Cuba quando tentou colocar US e Cuba deu aquele escândalo de em 19[62], na baia dos porcos, no Canadá ou mesmo dentro dum Estado americano, porque para muitos russos a Ucrânia é parte da Rússia.
Isso não significa que o russo, que o Presidente Putin está moralmente certo, isso significa, que a Rússia tem razões geopolíticas para fazer o que está fazendo e por outro lado, que todo o discurso do bem, que a NATO faz, que os EU se apresenta como sendo do bem e honesto, e que só é uma coisa defensiva, épháaa…isso é uma grande [mentira] porque não existe nenhum líder político que tome decisões em cima de mulheres e crianças chorando; as decisões são sempre pragmáticas, as decisões são sempre a partir de interesses e «foda-se» seres humanos.
Aliás, é justamente isso, que é uma das coisas que o Presidente Vládimir Putin aponta no comportamento ocidental. Ele aponta no comportamento ocidental esse discurso [narrativa] do bem, da democracia, de que o ocidente é o representante do absoluto do bem no mundo, é uma grande mentira! Porquê, porque os EU põe armas em cima na Rússia, os EU invadiu o Iraque, os EU invadiu o Afeganistão quando era interessante a eles invadir e monte de gente morreu nesses lugares. Alguém no ocidente ficou chorando por isso!? Você viu nas redes sociais imagens de mulheres grávidas e crianças no Iraque morrendo?
Então, isso tudo faz com que, fique parecendo às vezes que sou a favor do Presidente Putin. Épháaa…quer saber; eu não sou a favor de ninguém mas… eu de facto acho importante que o ocidente tome susto.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [31] de Marco 20[22]