Bom dia Sr. Presidente Nyusi,
Esperemos que o seu Lodge não tenha ficado muito afectado lá em Matibane pelo ciclone Gombe, julgamos que já tenha dado instruções para que algumas famílias da área que perderam as casas se possam alojar lá temporariamente, seria uma grande ajuda e o Sr. Presidente Nyusi provava que ama realmente o seu povo.
Nas conversas com o Sr. Presidente Marcelo para quando a assinatura do acordo de mobilidade da CPLP?
Esse acordo já foi assinado por quase todos os países da CPLP, Moçambique não assina porquê?
Os Moçambicanos querem ir de férias ou trabalhar lá em Portugal, os Portugueses querem vir para Moçambique de férias ou trabalhar sem estarem sujeitos à corrupção dos vistos de trabalho emitidos pelo Departamento de Emigração.
Afinal o povo de Moçambique é ou não irmão do povo de Portugal?
PR recebe homólogo português
O PRESIDENTE Filipe Nyusi recebe hoje, no Gabinete da Presidência da República, o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, para conversações, no âmbito da visita oficial que este efectua a Moçambique.
Um comunicado da Presidência da República recebido pelo “Notícias” indica que as conversações incluirão questões específicas de cooperação bilateral, dinamização do comércio e investimento. Na ocasião, as partes falarão do reforço da capacidade de resiliência dos dois países para enfrentar o impacto económico e social da pandemia da Covid-19, das alterações climáticas e de outras ameaças à paz e segurança internacionais.
Trocarão também informações sobre as campanhas das candidaturas dos dois países a membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como contribuição para a promoção, manutenção e gestão da paz, segurança e estabilidade internacionais.
Já ao princípio da noite, o Presidente Nyusi oferecerá um banquete oficial em honra do seu homólogo português, ocasião que servirá para troca de pontos de vista sobre a situação interna dos dois países, assim como das respectivas regiões, continentes e do mundo em geral.
(Recebido por email)