ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Outro dia estudantes meus perguntaram-me; qual a ligação que podia fazer do racismo com a filosofia.
Bom… aqui nós entramos numa área da filosofia que é extremamente importante e contemporânea. É claro, obviamente muitos grandes autores [pensadores] infelizmente nas suas épocas escreveram nas suas obras pensamentos inteiros que são racistas, mas aqui não vou justificar obviamente tenho que criticar.
Porém, é só tentar inserir no contexto o Hegel diz; «cada um é filho do seu tempo». Daí que, esses autores quando escreviam sobre cultura por exemplo, eles partiam no século [XIX] de um etnocentrismo e aqui citando os três clássicos do etnocentrismo o Morgan, o Frazer e o Comte. Eles partem dum etnocentrismo, eles põe a etnia deles no centro e o restante é tudo secundário.
Os autores anteriores ao século [XIX] por exemplo, o Hegel inclusive na sua filosofia da história tem vários trechos questionáveis que rementem ao racismo, que remetem a certos povos que são de facto atrasados, não evoluídos remetendo sim ao racismo, e tantos outros autores que escreveram equivocadamente a partir das suas época.
Mas, há excepções obviamente, o Montaigne no século [XVI] no Renascimento ele já tinha uma visão crítica ao etnocentrismo. Portanto, mesmo autores lá do século [XVIII] e [XIX] que remetiam ao racismo, autores anteriores já criticavam o etnocentrismo, que também pode ser feito uma crítica ao racismo.
Então, eu diria que a filosofia deixou de lado grandes debates justamente, porque eles não estavam no [centro da discussão] no memento que esses pensadores viveram, porque a preocupação era outra. Bom, isso remete a história; como vocês já estudaram a história, vocês sabem que povos antigos, medievais, modernos e enfim… tinham grandes preocupações, mas o racismo não era uma preocupação.
Porque, existia escravidão no período antigo, e se existia escravidão no período antigo, significa que certos absurdos eram comentados por exempto na obra política de Aristóteles.
Mas, há no século [XXI] principalmente, uma gama de pensadores africanos, latino-americano, asiáticos há uma gama de pensadores do chamado neocolonialismo, do pós-colonialismo que vai desenvolver uma crítica ao colonialismo eu podia citar; o Frantz Fanon, Achelle M'bembé, Said que são grandes autores da metade do século [XX], que vão escrever sobre o racismo. E uma das grandes leituras obrigatórias que eu quero sugerir para você [s] é a leitura da obra do Frantz Fanon, quando ele fala sobre o racismo.
Portanto, há sim um debate, esse tema está sendo trabalhado na Academia e inclusive é importante falar sobre com certeza o racismo na filosofia, tanto o racismo estrutural ou o clássico mesmo que sempre existiu.
Mas… no passado não foi tão trabalhado assim infelizmente!
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [24] de Marco 20[22]