Vamos fazer a análise para as 28 cadeiras parlamentares (Câmara da Assembleia) disputadas na eleição. Em primeiro lugar, deixe-me parabenizar todos os vencedores e implorar-lhes para desempenhar seus deveres fielmente, lealmente, sinceramente, patriota, competente e sinceramente sabendo muito bem que além de ganhar uma eleição é o dever de servir o país e o povo do Zimbabué para levar o país adiante.
Por Razão Wafawarova
Desejo-me aos que ficaram em segundo lugar para o melhor em seus esforços políticos no futuro. A democracia implica que testamos os desejos do nosso povo através da votação e, a partir daí, todos aceitamos e respeitamos o resultado dos desejos do povo, apoiando aqueles obrigados a representar nosso povo.
Então, tínhamos 28 cadeiras parlamentares vagas, a maioria delas estando vagas por causa de recalls de deputados titulares do MDC T, e outros porque os titulares morreram ou desocuparam para assumir outras nomeações.
Dos 28 assentos disputados, 21 pertenciam anteriormente ao MDC T e 7 ao Zanu PF.
O CCC, um novo partido separatista do MDC T ganhou 19 dos 28 assentos, enquanto Zanu PF ganhou 9, ganhando 2 assentos de sua contagem em 2018.
Zanu PF obteve 76 355 votos nos 9 círculos eleitorais que ganhou, e o CCC obteve 24 307 nestes círculos eleitorais que não conseguiram vencer. A diferença de votos aqui é 52 228.
Nos 19 círculos eleitorais que o CCC venceu, eles contabilizaram 105 492, com Zanu PF atrás deles com 51 864 votos. A diferença de votos para os 19 círculos eleitorais é de 53 628, apenas 1 400 a mais do que os 9 círculos eleitorais vencidos pelo Zanu PF. Há uma diferença de 10 consciências a favor do CCC.
O voto acumulado para a CCC é de 129 799 e o de Zanu PF é de 128 399. A diferença é de 1400 e ainda Zanu PF só ganhou 9 lugares.
O voto bipartidário foi de 258 198 e a CCJ ganhou 50,27% dos votos, enquanto Zanu PF ganhou 49,72%.
Há algumas coisas para notar. O CCC tem apenas semanas de idade eles foram extremamente bem, mas não surpreendentemente, dado que a eleição foi em grande parte nos redutos tradicionais da oposição.
Em segundo lugar, os números mostram que Zanu PF tem a capacidade de mobilização para ganhar grande em seus redutos e também para reduzir a margem nos redutos da oposição.
2023 vai ser emocionante e eu sei com certeza que Zanu PF vai envolver grandes cérebros para contornar esses padrões de votação antes de 2023.
Da mesma forma, penso que o CCC avançará com o encorajamento após o impulso de manter ou recuperar assentos perdidos para batalhas judiciais desnecessárias após a morte de Tsvangirai.
Chamisa faz uma grande declaração de enquete...
A recém-formada Coalizão Cidadã para a Mudança (CCC), liderada por Nelson Chamisa, chocou a Aliança MDC, conquistando 22 cadeiras da Assembleia Nacional das 28 que estavam em disputa, enquanto o partido liderado por Douglas Mwonzora não conseguiu sequer uma única cadeira do governo local nas eleições realizadas no fim de semana.
Zanu PF, por outro lado, manteve assentos em seus redutos e também ganhou terreno, vencendo os círculos eleitorais de Epworth e Mutasa Sul anteriormente detidos pelo MDC A.
O partido no poder também reivindicou duas cadeiras do conselho em Victoria Falls, uma em Kwekwe, Tafara e Zengeza, todas anteriormente detidas pela Aliança MDC, que prontamente suspendeu seu líder, Mwonzora, de acordo com relatos não confirmados.
Tão ruim foi o desempenho da Aliança MDC na medida em que seus candidatos não conseguiram um único voto em alguns locais de votação. Esta eleição, no entanto, provou ser uma corrida de dois cavalos entre Zanu PF e CCC.
Houve uma aproximação em Binga North, onde o candidato do CCC, príncipe Sibanda, conseguiu uma pequena margem, obtendo 10 130 votos para kudakwashe Munsaka de Zanu PF 7 812 votos.
As eleições foram realizadas em 28 parlamentares e mais de 128 assentos do governo local que ficaram vagos após a retirada dos legisladores e conselheiros da Aliança MDC por Mwonzora.
Naquela época, a festa estava sendo liderada por Chamisa. Mwonzora reivindicou desde então o nome MDC Alliance, enquanto Chamisa lançou o partido CCC em fevereiro.
Enquanto os resultados estavam escorrendo, Mwonzora lembrou mais 16 funcionários do governo local.
In https://iniafrica.com/index.php/2022/03/28/reason-wafawarovas-take-on-the-2023-by-election-results/