RESUMO DA SITUAÇÃO
Na semana passada, a escalada da violência no distrito de Nangade veio à tona num grande confronto entre insurgentes e forças de segurança na aldeia de Mandimba, a menos de 30 km da vila de Nangade, a leste do distrito de Palma. Pelo menos três soldados foram mortos no confronto. Outro grupo de insurgentes estava ativo no sul do distrito no início da semana.
O ataque ao posto militar de Mandimba ocorreu a 5 de Abril. Os insurgentes atacaram a vila, vazia de civis, por volta das 17 horas. Uma fonte relata que os soldados pediram reforços, sugerindo que foram surpreendidos, mas outra fonte familiarizada com as forças locais afirma que eles tinham informações de que os insurgentes estavam na área e, em vez disso, houve uma falha nas comunicações entre as unidades. Dois militares foram mortos no confronto, e outros cinco ficaram feridos e foram enviados para o hospital, um dos quais morreu mais tarde.
No dia anterior, as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS) emboscaram um grupo de insurgentes, que se pensa ser o número seis, na aldeia de Chianga. Chianga fica a aproximadamente 8 km ao sul da vila de Nangade. Mais tarde nesse dia, o que se pensava localmente ser o mesmo grupo matou uma pessoa na área de Nambedo, no Posto Administrativo de Ntamba, mais a sul. O grupo teria passado pela própria aldeia do Nambedo, enquanto as patrulhas militares continuavam a sua perseguição.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-93 10.04.2022