Resumo da Situação
O Ministro da Defesa, Cristóvão Chume, afirmou na semana passada que a situação em Cabo Delgado está “muito mais estável” do que nos últimos meses e anos – e, de facto, a última semana foi notável pela forma como poucos incidentes violentos foram relatados.
O incidente mais significativo ocorreu no dia 22 de Abril na localidade de Chipingo, distrito de Mueda, onde os insurgentes foram interceptados a caminho de Muiha, distrito de Nangade, por uma força conjunta de tropas moçambicanas e ruandesas. O número de vítimas não é conhecido, mas uma fonte relata que o grupo insurgente foi totalmente eliminado, enquanto as forças de segurança não sofreram perdas. Segundo esta fonte, foram encontrados 14 corpos juntamente com uma sepultura contendo um número indeterminado de corpos.
A mesma fonte relata que outro grupo insurgente estava a caminho de prestar assistência, mas voltou para o seu acampamento em Naitawi onde um insurgente foi ferido por um morador local com uma machete. As forças de segurança estão em perseguição e os insurgentes parecem desnutridos. Este pode ser o mesmo grupo que viajou de Chibau, ao sul da cidade de Nangade, para Muiha entre 14 e 18 de Abril.
Leia aqui Cabo Ligado Semanal: 18-24 de Abril de 2022 — Cabo Ligado