SAMIM "trânsito" para nível inferior confirmado pela SADC (2)
Por Francisco Nota Moises
O cenário Seis é, em parte, descrito como uma "intervenção, por exemplo, em situações de genocídio em que a comunidade internacional não age prontamente" e o corpo continental denomina o cenário cinco como "uma força de manutenção da paz para missões complexas de manutenção da paz multidimensional, incluindo aquelas que envolvem spoilers de baixo nível". ...Ao tornar a província do norte de Moçambique habitável e viável novamente, a Cúpula orientou o Chefe de Missão da SAMIM, professor Mpho Molomo, a "coordenar" com o governo moçambicano sobre a implementação do "plano abrangente de reconstrução e desenvolvimento integrado" para Cabo Delgado. "
Teria sido melhor se pudesse colocar todo o artigo aqui para analisá-lo ponto por ponto em vez de por simplesmente uma passagem como fi-lo acima. De qualquer maneira, tudo vale a pena, se a alma não é pequena (poeta português João de Deus).
Devo admitir que o que se diz no artigo passa-me por cima da cabeça e o facto de que tenho uma pequena inteligência, isto não facilita a minha compreensão do artigo. Apesar de ser desajeitado, parece-me que me lembro ainda que o tal presidente Nyusi foi buscar os ruandeses para salvá-lo da derrota total depois dos valorosos rebeldes do Norte terem investido e tomado Palma depois de controlarem Mocímboa da Praia por cerca de dois anos. A razão da luta dos nortenhos, segundo a Frelimo, era que a resistência nortenha era uma jihadi que podia se expandir para os países vizinhos.
Mas a razão principal passou por não dito: "medo dos ditadores Cyril Ramaphosa e doutros tiranos das repúblicas bananas na Africa austral de que revolta no norte de Moçambique servia de mau exemplo para os seus próprios povos que podiam também se revoltar contra os seus regimes tiranos. E esta de que os ruandeses de Paul Kagame, eles próprios genocidários, e os soldados da SAMIM foram enviados para por termo a um genocidio nao faz sentido. Foram enviados para salvar a Frelimo cuja tropa e "mal treinada (poorly trained), mal armada, não motivada e corrupta," segundo um artigo da BBC citado pela agencia Cabo Ligado.
Quanto ao papel de manutenção de paz, isto e totalmente ridículo. Manter paz entre que beligerantes? Os terroristas da Frelimo e os rebeldes ainda não se falaram e é muito improvável que os rebeldes do Norte quererão falar com a Frelimo que eles apelidam de porcos que no sentido al-corânico quer dizer animais impuros.
O artigo parece insinuar que a estabilidade regressou a Cabo Delgado. Isso é uma pura fantasia. De acordo como uma recente edição de Cabo Ligado, citando a organização Médicos sem Fronteiras, há ataques rebeldes por muitas partes da província. E é também uma fantasia alegar que o tempo chegou para empreender planos de desenvolvimento em Cabo Delgado com vastas regiões sob o controle dos rebeldes. Como é que será possível fazê-lo sem a cooperação dos rebeldes?
Esse tal comunicado confuso tenta ocultar uma coisa: isto sendo que a SAMIM se vê derrotada e não tem meios ou finanças para continuar com a sua aventura criminosa contra o povo de Moçambique. SAMIM esconde a sua intenção de fugir de Moçambique por detrás de palavras.
Que o regime terrorista da Frelimo saiba: os seus amigos estão a se preparar para abandoná-lo à sua sorte. Com os meios limitados à sua disposição, os terroristas ruandeses não aguentarão contra a guerrilha dos rebeldes e os tanzanianos nem querem estar na aventura visto que não querem ofender os seus muçulmanos que como outros muçulmanos algures nos países da Africa austral consideram a guerra do Norte de Moçambique como sendo uma cruzada ou uma jihadi cristã contra o Islão, embora Frelimo seja atea e um inimigo jurado de religião.