Por Francisco Nota Moisés
Moçambique/Ataques: ONG pergunta se Governo arquivou estratégia ERDIN (3)
Frank said...
'Acima está o vídeo da conferência de imprensa conjunta de Museveni e Nyusi ocorrida a instantes atrás que confirma o pedido de ajuda militar ao Uganda. ... Porque razão o presidente da Frelimo está hoje no Uganda? Foi pedir ajuda militar porque SAMIM foi um fiasco? https://www.theeastafrican.co.ke/tea/news/east-africa/president-nyusi-arrives-in-uganda-3796058. Este artigo refere ainda que as ações de combate ficam reservadas às tropas da Frelimo, treinadas pelos americanos e portugueses, enquanto a SAMIM fica acantonada no seu quartel e as forças do terrorista Paul Kagame ficam confinadas na proteção das instalações da TOTALENERGIES. É uma "reprise" do que aconteceu no Afeganistão. Estou a rir-me destes militares, ao vê-los despirem a farda logo aos primeiros tiros. Também o exército do governo fantoche do Afeganistão foi treinado pelos americanos e portugueses e o resultados todos conhecemos. Começa a ficar claro que as forças do Rwanda e SADC foram derrotadas no inferno de Cabo Delgado!"
O terrorismo dos líderes da Frelimo durante o tempo que era uma organização terrorista contra os portugueses segundo Portugal e de acordo com a minha percepção, opinião, apreciação dos seus crimes contra a humanidade, esta organização criou condições para que sempre haja uma oposição armada contra ela em Moçambique. As suas matanças, fuzilamentos, enterrar pessoas vivas, cortar pescoços, rusgas, o seu terrorismo nas suas masmorras (exemplo: The Times, London, The Terror of Maputo Prison, 22 May 1988).
Segundo o artigo do jornal londrino, a Prisão de Machava que os portugueses tinham construído para 500 prisioneiros, em Maio de 1988 durante o reino de terror de Joaquim Chissano ela tinha mais de 10,000 pessoas entre elas homens, mulheres e crianças. Peter Ighofose, um ghaneano que teve a infelicidade de ser metido naquela masmorra denunciou à Amnestia Interncaional que a Frelimo usava cães para matar e comer prisioneiros, que guardas fornicavam prisioneiras, que prisioneiros eram usados como escravos para trabalharem nas machambas dos poderosos da Frelimo ou de gente ligada à Frelimo.
Mais terrível ainda eram os campos de concentração que a Frelimo apelidava de campos de reeducação que eram um verdadeiro Gulag stalinista onde mais de 75,000 prisioneiros incluindo milhares de religiosos cristãos especialmente os Testemunhas de Jeová e muçulmanos pereceram por causa de trabalhos forçados das 6 de manhã às 18 horas sem descanso, agua ou comida, de torturas e chamboqueamento a pauladas. E que mais? Os terroristas da Frelimo internaram toda a população rural nas suas chamadas aldeias comunais onde não havia condições de vida e os aldeões morriam de mordeduras de cobras, forme e de epidemias.
Foi por acaso que surgiu a Renamo e agora os rebeldes do Norte? Infelizmente, os dirigentes parvos da Renamo deixaram a Frelimo que eles tinham derrotado se escapar com impunidade e o seu poder terrorista nas suas mãos
E os jagunços da Frelimo, como verdadeiros terroristas que são, não aprendem que para ter a paz duradoura um governo deve respeitar o povo, deve governar segundo leis democráticas que garantam as liberdades dos indivíduos e dos cidadãos. Os frelimistas não podem aprender novas lições. E quando enfrentam guerras de resistência, então que fabricam estórias para culpar pessoas com causas das guerras que eles provocam.
Em face da guerra que o enfrenta, Nyusi perde o seu tempo em vez de governar a viajar à procura de quem possa lhe dar tropas desde as suas tropas não querem lutar e morrer para ele e o seu regime. Em Uganda, de acordo com o vídeo que o senhor Frank colocou, o ditador Yoweri Museveni diz claramente depois do tirano Nyusi ter exprimido o seu optimismo que o tirano ugandês iria lhe dar tropas: "não gostaria de ter uma posição meramente simbólica em Moçambique, mas sim uma sólida, que é uma coisa que não posso fazer agora visto que tenho 6,000 soldados na Somália e 4,000 no Congo. Posso sim enviar meios para apoiar a luta contra os insurgentes moçambicanos."
Porque é que Nyusi correu para Uganda? Foi ter com Museveni visto que os bandidos armados da SADC e os terroristas ruandeses não aguentam derrotar os nossos compatriotas que de armas nas mãos humilham os soldados da Frelimo e os seus aliados.