Na agenda da luta contra a pobreza -Programa piloto abrange Chibuto, Monapo e Nangade Moçambique terá, até o ano 2010, onze novas vilas, a serem implantadas, em igual número de distritos, numa perspectiva que preconiza a promoção e uso de abordagens baseadas na ciência e tecnologia ao nível das comunidades empobrecidas.
Trata-se de um programa designado “Vilas do Milénio de Moçambique” (VMM), que, entre vários objectivos, visa apoiar as estratégias nacionais de crescimento sócio-económico, apresentando modelos de desenvolvimento sustentáveis e que contribuam na redução da pobreza absoluta.
As Vilas de Milénio resultam de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), adoptada pelo governo moçambicano em Setembro de 2000. A visão do programa resume-se em criar uma simbiose entre o saber cientifico, tecnológico, sóciocultural e inovador das comunidades, para a resolução de alguns constrangimentos que retardam o desenvolvimento.
O estabelecimento de Centros de Transferência de Tecnologias e Desenvolvimento Humano junto às comunidades empobrecidas, constitui uma inovação de relevo. Referiu uma fonte do governo provincial de Nampula. Explicou que serão contempladas cinco mil pessoas num período de cinco anos.
Para o caso de Nampula, a VMM será instalada no Posto Administrativo de Itoculo, distrito de Monapo. A proposta para a sua implantação foi aprovada numa sessão do governo provincial realizada no dia 31 de Janeiro último. Príncipe Wataia, coordenador do Centro Regional Norte do Ciência e Tecnologia em Nampula, disse que a escolha de Monapo e de Itoculo, em particular, deveu-se à sua localização geográfica, para além da sua elevada taxa de pobreza.
Wataia, que não precisou os valores a serem empregues no programa, assegurou aos membros do governo de Nampula que o programa deverá arrancar dentro em breve, uma vez que foram já desembolsados os fundos para execução de empreitadas que possam tornar a sede do Posto Administrativo de Itoculo uma verdadeira “Vila do Milénio”.
Refira-se que o Instituto de Terra da Universidade de Colómbia criou a primeira Vila do Milénio do mundo em Sauri, Quénia ocidental. Presentemente, existem 12 vilas em 10 países africanos.
WAMPHULA FAX - 09.02.2007
NOTA: Alguém sabe o que é feito desta Vilas Milénio? Segundo parece foram mais uns milhões deitados fora.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE