Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
«O vós que credes! O jejum é-vos prescrito como foi prescrito aos que vos precederam, para que possais (aprender) a auto-contenção». (Alco-rão, 2:183).
«O vós que credes! Temei a Deus como Ele deve ser temido, e permancei submissos à Von-tade de Deus até à vossa morte». (Alcorão, 3:102).
O objectivo do jejum não é fazer-nos passar fome e sede, nem privar-nos de algum do nosso conforto e conveniências. O verdadeiro propósito do jejum é que aprendamos a ter Taqwa (ter consciência de Deus (ár. Allah).
A Taqwa é muito enfatizada no Alcorão e na Sunnah. Há mais de 158 versiculos no Alcorão sobre Taqwa, e há centenas de ahadith sobre este assunto.
O que é a Taqwa?
Taqwa é o próprio Islão. É a soma total de todos os valores e virtudes islâmicas. Se se tem Taqwa, conse-gue-se tudo.
A Taqwa é ter consciência de Allah. É fazer os melhores esforços para viver segundo as Suas ordens e evitar as Suas proibições. O Alcorão tem usado a palavra Taqwa para significar consciência de Allah, temor de Allah, adoração a Allah, sinceridade na fé, e evitar a desobediência a Allah.
Leia aqui Download Reflexão nº. 492 5 (Cinco) Formas de o Ramadan melhorar a sua Taqwa