SUMÁRIO EXECUTIVO
1. Moçambique realizou no período entre Julho de 2020 e Março de 2021, a Avaliação Nacional dos Riscos (ANR) de branqueamento de capitais (BC) e de financiamento do terrorismo (FT) com vista a identificar as ameaças, as vulnerabilidades e a compreender os riscos existentes no regime de prevenção e combate ao BC/FT, tal como resulta das Recomendações do Grupo de Acção Financeira (GAFI/FATF), que estabelecem a necessidade de se adoptar uma abordagem baseada no risco.
2. A ANR, foi realizada pelo Grupo Técnico Multissectorial (GTM), e contou com a colaboração do sector privado e instituições da sociedade civil. Como metodologia foi aplicada uma abordagem top-down (de cima para baixo), isto é, partindo de uma visão
geral sobre o fenómeno a nível nacional para uma visão específica, com recurso a ferramenta do Banco Mundial First Generation and Second Generation National Risk Assessment tools. O contexto do Covid-19 condicionou a realização do trabalho de campo tendo-se previligiado a análise documental, recolha de dados estatísticos, questionários, recursos a estudos nacionais e internacionais e fontes abertas.
Leia aqui Download 138-Relatório Riscos Branqueamento Capitais