ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Há praticamente dois mêses está se noticiando diariamente sobre a guerra na Ucrânia, e eu fico reflectindo sobre essa resistência, que é resistência obviamente respeitável e esse massacre que os russos estão fazendo, têm antecedentes da acção russa especialmente lembrando o caso da Alepo na Síria. Se tivesse havido uma reacção internacional com a destruição de Alepo, com milhares de mortos na Síria, talvez eles [ucranianos] não tivessem audácia que estão tendo agora.
Mas…também, eu verifico que esse presidente da Ucrânia, ele podia ter pensado um pouco da seguinte forma: o que é que eles querem para negociar; que eu não entre para NATO; que eu não me vincule à União Europeia, é isso que eles querem?
Eles querem a soberania nos territórios que já estão ocupando? É isso!
Será, que o preço que está-se pagando para não aceitar essas propostas é um preço compatível? Milhares e milhares de vítimas, quer dizer, eu fico reflectindo sobre isso e não chego a uma conclusão, porque sinceramente não sei qual seria a melhor saída. Se fazer uma Acordo nessa base e evitar esse morticínio, esse esfacelamento da Ucrânia ou se continuar recebendo armas para mal se opor e para enfrentar um inimigo muito superior.
E…essa história, que os ucranianos destruíram um navio, o preço do poderio bélico que tem a Rússia, destruir um navio é uma brincadeira, é brincadeira. A Rússia não usou nem parte do seu poderio bélico, porque se usa-se não existia mais Ucrânia!
Por isso, o Presidente Biden anunciou um Orçamento há dias de [830] bilhões de dólares para o Departamento de Defesa. Épháaa…isso é dinheiro suficiente para praticamente erradicar a pobreza nos EU, mas eles gastam isso só no Departamento de Defesa. Para se ter ideia nos últimos dez anos foram [8] trilhões de dólares gastos no Departamento de Defesa dos EU, que é o Ministério da guerra de lá dos EU.
Sabe! [8] trilhõe de dólares é o triplo de dinheiro suficiente para acabar com a pobreza no mundo todo, só que, eles gastaram para fazer guerra em outros países. Fornecer armas, na Líbia, na Síria, invadir a Síria, parte disso no Iraque, para Arábia Saudita. Em vez de combater a pobreza, vamos gastar dinheiro em armas que é isso que dá lucro para eles.
Temos ai uma nova era no mundo que está começando talvez demorasse um tempinho para começar e está começar agora cada vez mais rápido e temos ai um presidente fantoche: o Zelensky. Por um lado, ele diz que está ganhando a guerra, por outro lado, ele pede pelo amor de Deus, «vamos parar a guerra, pelo amor de Deus me ajudem, pelo amor de Deus não aceito seus termos».
Engraçado, eu nunca vi isso na história e temos ai comentaristas de grandes mídias ocidentais que não sabem o que falam; falavam uma coisa no começo da guerra, agora falam outras diferentes e os factos mostram que tudo que eles falavam não aconteceu absolutamente nada. Porquê! Porque eles não falavam o que estava acontecendo, eles falavam simplesmente o que eram obrigados, não obrigados porque alguém mandava e sim obrigados, porque eles foram contratados exactamente para falar isso, porque se tivessem uma opinião diferente não passariam da [selecção] para estar lá; na CNN, BBC, SIC, New York Time, RTP-Internacional….e etc,.
E, quanto ameaça duma guerra nuclear é maneira da Rússia intimidar a Europa e principalmente os EU, diante de possibilidade de fornecer armas e se engajar directamente no conflito.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [24] de Abril 20[22]