ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A Central do Comando da Rússia/ União Soviética [US] está sempre onde esteve. Está na KGB, nunca esteve no Governo soviético/russo isso é importantíssimo saber. Era a KGB [Comité de Segurança do Estado] que determinava as variações locais, as controlava e as administrava usando o acelerador, travões e vários outros instrumentos. Isto quer dizer, que o Comando da US era uma coisa enormemente bicudo.
O Governo soviético se constituía do Comité Central do Partido, do Governo constituído dos seus Ministérios e da Duma ou parlamento, isto era o Governo soviético. A KGB teoricamente é um Órgão do Governo soviético era outra coisa que se constituía igualmente um Ministério.
A KGB fundada em 19[54], mas suas origens remontam antes da Revolução de 19[17] é a maior Organização de qualquer tipo que já existiu no mundo todo. Repare, além duma perigosíssima Policia secreta e política, só dentro da US, tinha [700.000] funcionário, dispunha de carros de combate [tanque/blindados], caças, mísseis, barcos e submarinos, sendo uma Organização militar totalmente independente das Forças Armadas, tiveram que diminuir um pouco está aí em [300.000] - [400.000] funcionários hoje.
Além disso, tem uma rede de colaboradores mundiais, tudo isso está nos arquivos porquê! Porque os soviéticos sempre tiveram a mania de registar tudo. Os arquivos soviéticos contém tudo, tudo, tudo e tudo. Repare, o acervo da KGB constituía-se de [8] bilhões de dossiês; repito [8] bilhões de dossiês. Por exemplo, na época em que fizeram a mudança de Sede, que foi coordenada pelo Agente russo chamado V.P, ele era a pessoa encarregado de fiscalizar entrada e a saída dos Documentos, no transporte dum edifício para o outro, esse transporte só dos Documentos pasmem-se levou [10] anos.
Então, você imagina abrangência do campo de informação que essa gente da KGB tinha que administrar e comparado com isso a CIA, a CIA era uma escolinha de iniciação do bairro para a KGB. A CIA não tem essa abrangência hoje, talvez está lutando para ter, só que, eles estão muito, muito atrasados nisso.
Mas, ao mesmo tempo devo lembrar que os Estados Unidos [EU] mantiveram um Serviço Secreto para actuar no exterior até a segunda-guerra mundial, na segunda-guerra mundial a KGB já era uma potência e os EU estavam pela primeira vez tentando criar primeiro a Organização do Serviços Secretos [OSS] que depois virou a CIA em 19[47].
O OSS foi criado durante a segunda-guerra mundial e nesse tempo os EU eram aliados da US. Na verdade, não havia prevenção contra presença de agentes comunistas nos EU, resultado o OSS estava repleta de agentes comunistas e, destarte nasceu a CIA, por isso, a história da CIA é bastante recheada de contradições e absurdidades por causa dessa origem.
A KGB que fique bem claro não tem concorrentes; não teve e não tem nada que se compara com o tamanho da KGB no mundo todo e é ali que se dá o controlo dos vários movimentos comunistas em vários lugares do mundo. Isso quer dizer, que às vezes nem o Governo soviético/russo sabe o que estão fazendo na KGB.
O Parlamento soviético e Governo soviético/russo já mais tiveram acesso ao Orçamento da KGB, eles não sabem quanto dinheiro tem e gasta a KGB. Logo, isso é mesmo que dizer que praticamente só a KGB fazia o que entendia. Por exemplo, enquanto os Serviços Secretos no Ocidentes basicamente consiste em colecta de informações essenciais para a segurança nacional [Estado], mas o Serviço Secreto no mundo comunistas não é isso.
O Serviço Secreto no mundo comunista é tudo, ele dirige a Educação e a cultura, dirige as publicações, dirige e controla a informação, dirige as normas éticas e morais, dirige a literatura e as artes, dirige o desporto, dirige Organização das massas, dirige a Organização da sociedade da base ao topo, dirige as crianças, as mulheres e juventude, dirige a indústria e a produção, tem um forte controle e influências no Exército, Polícia e Forças Paramilitares, dirige a investigação e pesquisa, controla tribunais, aeroportos, portos e caminhos-de-ferro, controla a Banca, Universidades e Escolas, controla a produção e emissão de bilhetes identidade, passaportes e autoriza o direito de residência à cidadãos estrangeiros, expulsas cidadãos estrangeiros e diplomatas… Ou seja, tudo, tudo e tudo estava e está sobre administração da KGB que agora se chama Federal de Segurança da Federação Russa [SFB] no plano interno, e o Serviço de Inteligência Estrangeiro [SVR], no plano externo.
Um outro exemplo, o Gorbatchev quando era Presidente da US/PCUS comparando com a KGB não era nada!... O astuto Yeltsin, também não!... E… ainda por cima, com todas essas transformações que a Rússia passou, a partir do último quartel do século [XX], quem terminou na chefia do Estado é o Chefe da KGB, o Coronel Vládimir Putin como não poderia deixar de ser e… vai continuar, destarte sendo.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, [29] de Maio 20[22]