ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Boris Johnson é um cara que não faz falta nenhuma, ele e o Olaf Scholz, é só você pegar todos eles não mandam nada! Esses caras foram colocados pelos grandes Bancos imperialista, eles não mandam nada. Nada! Até o guarda da Residência do Primeiro-ministro manda mais que o Boris Johnson. Boris Johnson não manda nada, eu duvido que esse homem mande alguma coisa, ele é um 'pau-mandado'.
Ele, o fantoche Zelensky, o Schotz, o Macron, o Costa, a Lúcia é tudo 'paus-mandados', não mandam nada! Quem manda é o padrão que botou ele [s] ali. Ele é um gerentão da crise, é um gerente, um 'pau-mandado'. Repito, não manda nada; eu duvido que esse cara Boris Johnson mande alguma coisa. Ele não manda nada!
É o padrão que diz, faz isso ele vai e faz, e chegará o dia cedo ou mais tarde, que o padrão vai dizer: «olha Boris, o povo está cansado de você, eu preciso colocar outro neste lugar para receber as pancadas, você já não dá mais vai para casa, agente arruma emprego numa estatal e aproveite escrever o seu de livro de memória e faça o que você quiser».
Mas, ele não manda nada, porque se essa gente mandasse alguma coisa, não tinham mergulhado a Europa nessa crise, um estadista não faria isso. Portanto, se esses caras fossem bons políticos eles não tinham mergulhado a Europa nessa 'porcaria'.
O petróleo já disparou praticamente para [25%] desdê o iniciou da crise, os países bálticos estão com [20%] da inflação. Então, essa gente é incapaz é preciso ir embora, é uma gente que não tem condições de nada, uma gente que se você der duas tartarugas para alimentar eles vão de fome, ou vão fugir ou vai fazer qualquer coisa.
É uma gente incapaz, inútil, são os políticos inúteis estão levando a Europa para uma guerra [confrontação]. Essa gente está gerando fome, inflação, sofrimento, refugiados e por ai vai. É uma gente inútil e se o Boris Johnson for embora vai com Deus, não serve para nada péssimo político. Porque a estratégia da Rússia não é tomar a Europa é só deixar ela no caos e depois encher de inflação, encher de refugiados e de crise económica. Que Governo vai resolver o problema [10] milhões de refugiados ucranianos a caminho da Europa? Mais um preço absurdo e astronómico interplanetário de energia, mais a fome que está a chegar. Que Governo vai aguentar isso? Nenhum! O que agente vai ver no futuro é a 'ascensão' de Governos de extrema-direita na Europa, isso pode acontecer, pode voltar o nazismo, o fascismo. É uma possibilidade as democracias não vão sobreviver a isso.
Por exemplo, uma crise desse tamanho como é que você vai chegar num cara e tentar resolver no consenso. Que consenso que vai haver com pessoas passando fome, o cara que não tem gás para esquentar a sua cassa vai ter consenso? O cara fica enlouquecido
A Merkel, Ângela Merkel muita gente reclamava dela, mas bem ou mal, eu acho que se a Merkel fosse hoje, a dirigente da Alemanha dificilmente ela teria deixado a Europa ir para essa arapuca.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo aos [29] de Junho 20[22]