RESUMO DA SITUAÇÃO
Na semana passada, registaram-se incidentes em cinco distritos, desde de ataques a veículos a escaramuças de pequena escala. Houve também sinais de alguma sofisticação técnica por parte dos insurgentes, com avistamentos de um drone em Pemba, e um dispositivo explosivo improvisado na N380.
Na quinta-feira, 26 de Maio, uma viatura pertencente aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) foi atacada na área próxima à aldeia de Muaguide no distrito de Meluco. De acordo com uma fonte, do carro foram roubados equipamentos de saúde, juntamente com 9.000 meticais (140 dólares norte-americanos) e alguns telemóveis. Nenhuma vítima foi registrada, mas uma enfermeira que viajava no carro foi dada como desaparecida. Fotos do carro foram divulgadas, mostrando o veículo bastante danificado por dentro e por fora.
De acordo com uma fonte, esta foi a segunda emboscada no leste de Meluco na semana passada. No dia anterior, os insurgentes teriam retido uma ambulância perto do cruzamento de Nguida. A fonte afirma que o condutor e um passageiro conseguiram fugir, mas os insurgentes capturaram uma mulher antes de incendiarem o veículo e os bens no interior. Os militares chegaram e levaram os restos do carro para Muaguide.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-99 29.05.2022