Continuam relatos e informações dando conta da circulação de grupos terroristas nas aldeias do distrito de Chiure, região sul de Cabo Delgado, realidade que está a fazer com que várias aldeias do distrito sejam abandonadas à busca de lugar seguro, com a capital provincial de Cabo Delgado, Pemba, a ser o local de convergência de muitos que fogem do terror de extremistas islâmicos.
Nisto, nesta segunda-feira, o media-FAX recebeu a indicação de que a aldeia Micoleni, no posto administrativo de Chiure Velho, foi incendiada por bandos atacantes, depois de terem passado pela aldeia denominada Nrethe, no mesmo posto administrativo de Mazeze.
De Chiure, muitas fogem até Mecúfi e depois apanham carro que os leva à cidade de Pemba.
No domingo, recorde-se, o Estado Islâmico reivindicou, nas suas publicações, o ataque a Retene. Na publicação feita, apontou que atacou a aldeia [Retene], matou “dois cristãos e incendiou 70 casas e suas igrejas”.
MEDIAFAX – 14.06.2022
NOTA: Os “terroristas” já não só estão a 50Kms de Pemba como estão a 50kms de Namapa, na província de Nampula, perto do Rio Lúrio. (Click na imagem para ampliar)
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE