Por Francisco Nota Moises
Com o sub-título de caça aos ruandeses infiltrados, este vídeo mostra a febre que ampara os congoleses nos seus sentimentos contra Paul Kagame e os ruandeses. Vladimir Putin declarou o seu apoio ao Congo e diz que armará o país africano. Algures ao longo do filme, pode-se ver um homem com a bandeira do Congo na qual esta afichado o retrato do Putin. Nesta manifestação anti-ruandesa, os manifestantes gritam em Lingala, pelo que não pude apurar o significado das suas palavras.
O certo é que essa gente está zangada com o pequeno pais pigmeu que brilha com novas construções feitas com o dinheiro das minas congolesas de Kivu que o Congo tinha concedido para apaziguar a ira do Paul Kagame e do seu regime terrorista de Kigali. O Congo diz que agora está reconstruido militarmente e as suas forças armadas estão prontas para entrarem em Rwanda.
Obviamente, Ruanda não tem recursos naturais e humanos para fazer frente ao Congo numa guerra que pode durar por um certo tempo. Não tem aviões caças de fabrico russos que o Congo tem, mas que não consegue manter o que explica porque o Congo conseguiu o apoio do Egito cujo militares estão acostumados a aviões de fabrico russo da mesma maneira como o Nigéria aliciou o pessoal egípcio incluindo pilotos egípcios para operarem aviões russos durante a guerra com a região do Biafra no principio que tentou se separar da federação nigeriana na década do principio de 1970.
Veja em