Edwin Hounnou escreveu :
Conheci o Doutor Magala quando era Presidente do Conselho de Administração da Empresa Electricidade de Moçambique (EDM). Eu estava em Nampula quando meu celular tocou. Era o seu assessor (?) de imprensa, o meu amigo Moisés Mabunda. Atendi e ele me disse que o Doutor Magala desejava falar comigo. Afinal por que ele havia lido um dos meus artigos em que falava da teia de corrupção instalada naquela empresa através do sistema do procurement que permitia a sobrefacturação na aquisição dos credelec e transformadores. Aquila informação suscitou em Magala o desejo de falar comigo.
Quando regressei de Nampula logo dei sinal de que já me encontrava em Maputo e disponível para ouvir o tal Magala de que me diziam ser incorruptível, habilidoso e muito correcto.
Conversamos das 17.30h até quase 22.00 horas. Foi bom ter falado com Magala que me esclareceu vários contornos do funcionamento daquela empresa.
Fui percebendo que Magala era uma pessoa muito íntegra, não se deixa corromper como tantos que conhecemos. Reestruturou a EDM, cortou muitas "gorduras" que enriqueciam muita boa gente que bem conhecemos. Emagreceu o Conselho da Administração e "chutou" muitas empresas criadas para roubar fundos da EDM.
Qual foi o resultado? Qual foi a reacção dos atingidos pelas novas medidas tomadas por Magala? - Os inimigos apareceram por todos os lados, de dentro e de fora. Soubemos mais tarde e por fontes próximas de que foi chamado à " santa inquisição" para ser endoutrinado de que "se hoje és PCA foi graças à luta que empreendemos contra o colonialismo".
Na nossa humilde opinião, Mateus Magala é demasiado íntegro para funcionar com normalidade na actual equipa que dirige Moçambique. Fazemos votos para que não seja, de novo, chamado para lhe recordarem que hoje é ministro graças a luta que fizeram contra o colonialismo, por isso, deve deixar as portas escancaradas para os cabrito e outros roedores continuarem a comer.
Se o deixarem trabalhar, o sector de transportes e comunicações vai melhorar bastante. Magala tem conhecimentos, tem habilidades, por isso, pode trazer significativas melhorias ao falido sector dos transportes e comunicações.
Moçambique, para evoluir e crescer, preciso de bons dirigentes e com capacidade e Magala tem tudo para que o sector de transportes e comunicações seja competitivo e apetecível e deixe de ser um grande cemitério como o é hoje.
Apelamos para que não sabotem o novo Ministro! Igualmente, não intimidem Mateus Magala porque o país preciso de acordar e andar para frente! Mateus Magala tem um monte de problemas a resolver. Tem os CFM periclitantes. Tem a LAM a morrer. Tem o sistema de transportes rodoviários inexistentes. A mCel era uma empresa invejável mas hoje só deixa saudades. Tem os Correios de Moçambique a serem esquartejados e divididos por camaradas. Precisa de alavancar a cabotagem porque é inacreditável que Moçambique com uma larga costa marítima sem transporte marítimo. Tudo está um caos.
A liberalização do espaço aéreo poderá salvar a nossa companhia de bandeira. Cobrar o transporte da gente da Frelimo (Os transporte dos membros do Comité Central, OJM e OMM é gratuito, nada pagam nada na LAM quando se deslocam em suas conferências) que viaja de graça, mahala, na LAM é um desafio. No sector dos transportes estão agachados uns politicamente graúdos a atrapalharem o sistema. Esses podem ser um obstáculo. O timing que tem pela frente é demasiado curto para mostrar que pode correr. Mesmo assim, torcemos por si. Torcemos pelo país e torcemos pelo povo.
Parabéns, Mateus Magala! Parabéns, o novo Ministro dos Transportes e Comunicações!
Edwin Hounnou