AS MENTIRAS DE HÉLDER MARTINS SOBRE A HISTÓRIA DE MOÇAMBIQUE E SOBRE O PADRE MATEUS GWENJERE (3)
Por Francisco Nota Moisés
"Como disse nas minhas considerações anteriores, o que Hélder Martins disse sobre o Gwenjere é muito crasso e mesmo criminoso. Os grandes dos terroristas da Frelimo dizem que ele foi agente da PIDE para tentarem justiçar o crime hediondo que cometeram por o ter morto sem justificação e sem uma acusação formal num tribunal de justiça como também fizeram com dezenas de milhares doutros moçambicanos."
Porque é que a Frelimo é tão cruel e insensível ao mal que faz a outras pessoas ao ponto de não entender que o que faz é desumano para se corrigir e para evitar instabilidade que não lhe faz bem e prejudica os moçambicanos? E Hélder Martins afirma que a natureza maléfica da Frelimo responde aos anseios do povo e deve servir de base politica para todos os moçambicanos.
Obviamente, Ossufo Momade concordara com ele e dira piedosamente: ALLAH ALHAMDULILLAH para dizer "LOUVEMOS A ALLAH."
Todavia, há duas maneiras de tentar ver esta questão.
Uma maneira é a ocidental com a sua assumida sofisticação e profundidade de pensamento. E tal explicação tentará dizer que a Frelimo é maléfica visto que os seus dirigentes são totalitários com febre de poder, egoístas, gulosos e ladrões numa situação onde não existe um sistema de balançar e contrabalançar o que os poderosos fazem com impunidade visto que eles constituem ou se tornam a lei. Tal explicação aproxima-se da verdade quando observamos a Frelimo cientificamente.
A outra maneira de ver o assunto é a partir de conceitos africanos. Infelizmente, pouca gente terá a coragem de ver as causas africanamente visto que somos vitimas do colonialismo, do imperialismo e do Cristianismo que o Ocidente nos trouxe e impos para seguirmos cegamente que é para o Ocidente poder nos dominar. Se tentarmos ver as coisas africanamente, podemos dizer que o que impela a Frelimo para só fazer o mal às pessoas são os maus espíritos que a possuem. E se perguntarmos porque é que os grandes da Frelimo não se corrigem, a resposta mirando a visão africana, diremos que eles foram feitiçados visto que as vitimas de feitiços não podem fazer o uso da razão enquanto os seus corpos e as suas cabeças são controlados pelos maus espíritos da feitiçaria que os dominam.
Seja por causa da sua gula incontrolável ou seja por causa da sombra da feitiçaria, os frelimistas jamais verão a necessidade de mudarem para marcharem na via do bem para evitarem o mal que fazem. Como não podem mudar, enfrentarão sempre guerras de resistência as quais eles atribuirão a outras pessoas e a outras causas da sua imaginação como o Estado Islâmico.
Veja ou reveja