O precioso produtor de joias Gemfields relatou na quarta-feira um ataque perto de sua mina de rubi na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, mas disse que as operações não haviam sido interrompidas.
Uma insurgência ligada ao Estado Islâmico em Cabo Delgado tirou milhares de vidas desde que eclodiu em 2017, interrompendo projetos multibilionários de gás natural e mineração.
A Gemfields, listada na JSE, cuja Montepuez Ruby Mining Limited (MRM), de 75%, produziu 83 990 quilates de rubis premium em 2021 e gerou US$ 827,1 milhões em vendas desde 2014, disse que o ataque ocorreu em 13 de julho.
"O ataque teria ocorrido na área da vila de Muaja, que fica a cerca de 30 quilômetros (por estrada da MRM). Um grande número de pessoas está supostamente se mudando para Nanhupo e Namanhumbir, onde as operações de mineração estão localizadas", disse Gemfields em um comunicado.
O ataque foi mais próximo da mina do que os incidentes anteriores, disse a empresa, acrescentando que as operações não haviam sido interrompidas, mas continuou com "maior vigilância".
Bloco sul-africano concorda em prorrogar mandato de tropas para combater insurgência em Moçambique
A Comunidade de Desenvolvimento da África Do Sul (SADC) concordou em estender sua implantação de tropas em Mozambique por mais um mês para ajudá-la a combater uma insurgência ligada ao Estado Islâmico. Enquanto isso, a fronteira entre a Argélia e a Tunísia foi reaberta após mais de dois anos de fechamento devido à pandemia. E na Somália, a tripulação da Bilan Media está em uma missão para quebrar o...
Ataques atingiram outras empresas de mineração na região recentemente. Em junho, a Triton Minerals, listada na Austrália, relatou um ataque ao seu local de projeto de grafite Ancuabe, enquanto a Syrah Resources suspendeu brevemente a logística e o movimento de pessoal após ataques perto de sua rota de transporte principal.
Organizações não-governamentais e a mídia moçambicana que monitorava a insurgência na semana passada relataram um empurrão para o oeste dos insurgentes, que foram relatados ter decapitado dois homens que trabalhavam nos campos fora de Muaja, a menos de 10 quilômetros da fronteira do distrito com Montepuez.
Os países do sul da África, que, juntamente com Ruanda, enviaram tropas para Moçambique no ano passado para ajudar a conter a insurgência, concordaram na semana passada em estender sua implantação por mais um mês.
In https://www.news24.com/fin24/Companies/gemfields-reports-attack-near-mozambique-ruby-mine-20220720