Há muito que se tem dito haver falta de comunicação e até de coordenação entre as chefias militares que lideram o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. Entretanto, se estas afirmações constituíam “boatos” ou “especulações” de pessoas de “má-fé”, hoje são verdades confirmadas em Relatório produzido pelo Presidente Cessante da Troika da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) para Política, Defesa e Segurança, Mokgweetsi Masisi.
De acordo com o documento apresentado esta terça-feira no decurso da 16ª reunião anual dos Inspectores da Defesa da SADC, há falta de comunicação e de coordenação entre os sectores da defesa do bloco regional. No entanto, sublinhe-se, o relatório não especifica se as falhas ocorrem na coordenação das operações da SADC em Cabo Delgado.
Entretanto, o Inspector-Geral do Ministério da Defesa Nacional, Major-General Victor Muirequetule, diz tratar-se de uma situação conjuntural, caracterizada pela falta de partilha de informação por parte dos Estados-membros, incluindo Moçambique.
Leia mais em Relatório confirma haver falta de coordenação entre sectores da defesa da SADC (cartamz.com)