Presidente ucraniano disse ter conversado com o seu homólogo moçambicano esta quarta-feira (06.07). Entre os temas discutidos, esteve a crise alimentar gerada pela invasão russa da Ucrânia.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse ter conversado com o chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, e agradeceu a "solidariedade" moçambicana para com a Ucrânia.
Numa publicação no seu perfil na rede social Twitter, o líder ucraniano afirmou ter parabenizado Moçambique por ter sido eleito recentemente membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Na mesma mensagem, Zelensky disse ter informado o seu homólogo moçambicano sobre a situação na Ucrânia, que desde 24 de fevereiro enfrenta a invasão russa.
Da mesma forma, o líder ucraniano afirmou ter discutido com Nyusi a situação de insegurança alimentar causada pelo conflito. Esta crise afeta a exportação de alimentos produzidos na Ucrânia - grande produtora de grãos - e prejudica todo o mundo, em especial o continente africano.
Sem avançar detalhes, Zelensky disse que é preciso "ultrapassar a crise alimentar gerada pela guerra".
Ainda não houve reação das autoridades moçambicanas sobre a conversa mantida entre os dois chefes de Estado.
DW – 06.07.2022