ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Pessoal, o teatro continua, é…o teatro continua, para mim é nada mais, do que, um teatro. Quanto mais observo as coisas, têm alguns bonecos [fantoches] instalados e estão apresentando um teatro para nós. O Zelensky, o fantoche, agora numa entrevista falou das suas condições para a paz com o Presidente Vládimir Putin.
O fantoche, disse há dias como o conflito na Ucrânia poderia terminar. Talvez, provavelmente a maioria de vocês acompanham a actual situação, que a Rússia tomou boa parte e por inteiro a região do Donbáss [Luganky e Donetsk]. E desde 20[14], quando houve o Maidan e etc, tem havido um certo confronto entre as partes e agora em Fevereiro explodiu, o confronto em um conflito realmente sério e, actualmente os russos dominando as duas regiões principalmente, entre outras também.
E, o fantoche, ele quer agora numa entrevista a um 'pasquim imperialista' colocar as suas condições para uma paz. Eu, sou a favor de diálogo, acho sempre bom quando ambas as partes dialogam. O diálogo não é uma ofensa e sim uma tentativa de realmente achar um Acordo [solução].
Nessa entrevista, o fantoche fez um anúncio decisivo ao seu homólogo russo: «não haverá cessar-fogo sem o retorno dos territórios tomados pela Rússia. Para a paz, os russos teriam que deixar os territórios do Donbáss, congelar o conflito só dará a Federação russa uma trégua». Disse o fantoche.
O fantoche até teme que tal cessar-fogo, faça a guerra durar muito mais tempo. Na verdade, o fantoche é contra o cessar-fogo, e ele quer que os russos de hoje para amanhã saem da Ucrânia. É claro, que com uma oferta dessas, isso nunca vai dar certo, acho que todos nós sabemos isso é, só mais uma 'ofensa' em vez de tentar realmente se sentar na mesa e procurar uma solução para o conflito.
O fantoche, também disse que gostaria de trazer pacificamente, pacificamente os territórios ocupados de volta sob o controlo do seu país, mas isso não foi possível com os russos até agora. Épháaa…eu acho que o fantoche está viver fora da realidade. Ele teve a chance antes de ter acontecido o conflito procurar uma solução, que com certeza não era para ser fácil, mas teve a chance. Porque, na verdade, desde 20[14] / 20[15] já são oito anos, que deu rumores nessa região e houve realmente muito tempo e além disso, no ano passado ainda.
Muitos dizem, háaaa… você defende o Russo. Não! Eu tento ser objectivo, porque eu vejo que, no passado o que tudo aconteceu e, tento juntar as coisas e faço a minha própria opinião, e essa logicamente eu passo para vocês entre as notícias, que eu também logicamente tenho uma opinião.
E, claro que, depois de tantos anos, não se achou meios desse entender, depois da invasão, vir com coisas dessas não vai dar certo, além disso, seus padrões [imperialistas] não estão juntos sentados na mesa. Não vai dar certo!
O fantoche até pode dizer o que quiser, mas eles vão precisar do Acordo do irmãozinho, que nem nós aqui, o país soberano Moçambique, também precisa sempre ficar de joelho e procurar a licença deles para poder fazer algumas coisas. Vocês já sabem disso, vocês conhecem um pouco de Moçambique ou muitos de vocês até mais dessas histórias [imposições] e etc.
Mas, vou continuar. A seguir o fantoche foi até mais longe demais, também disse que, gostaria de trazer pacificamente os territórios ocupados de volta, [5] meses de guerra. E depois vir com papo desses. É delirar!
Realmente, o Zelensky é um estratega militar, é um combativo. É claro, o fantoche não está na linha da frente para ver de perto o filme. Sabe como é que são essas pessoas? Eles falam para “o povo” dizendo que nós vamos continuar, nós vamos lutar, nós vamos ganhar a guerra, mas ele não usa nem uma arma, não vai lá na frente de combate sendo realmente um herói por soldados, enfrentar a máquina de guerra russa. Lógico, eles não fazem e nunca fizeram, no passado também nunca fizeram.
Repare, se o povo realmente pensa da mesma maneira que nem ele disse; nós vamos continuar, nós vamos tirar os russos de dentro do nosso país, se realmente a maioria
da população continua pensando assim eu, duvido muito. E entre outras coisas, agora, quanto mais se passa o tempo agente percebe que, ele mesmo dentro do seu país, até do seu “governo”, está tendo vários problemas. Agora mesmo demitiu um monte de pessoas, ou seja, mostra-se que nem todos estão tão confiando mais na sua política.
O fantoche, fechou todos os meios de comunicação críticos do 'governo'. Bom… isso agente também conhece já dos países imperialistas que lá os meios de comunicação, também são perseguidos, proibiu a oposição e, altos funcionários governamentais foram removidos de seus postos.
Você sabe, que o fantoche mandou passear várias pessoas da Secreta ucraniana e colocou para fora! E isso, quer dizer o quê? Que o fantoche dentro do seu país tem bastante dificuldade de continuar com essa política, porque muitos desses que foram afastados concordam com essa política de confrontação com Rússia.
Por isso, vai ser muito interessante nas próximas semanas, ver o quê que ainda acontece na Ucrânia, se realmente o fantoche continua se segurar no poder ou se cada vez mais cada dia que passa mais pessoas vão se revoltando.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [26] de Julho 20[22]