Por Lawe Laweki
O Bispo da Beira, Dom Sebastião Soares de Resende, comprou uma quinta em Zóbuè, no distrito de Moatize, província de Tete, muito próximo da fronteira com o Malawi. Ele mandou construir nesta quinta um seminário menor que ficou conhecido como Seminário de São João de Brito do Zóbuè.
Poucos seminaristas que passaram pelo Seminário do Zóbuè foram ordenados sacerdotes durante o período colonial português. Incluídos na lista estão os padres Mateus Pinho Gwenjere, Manuel Sabudo Mucaúro e Jaime Pedro Gonçalves, da Diocese da Beira; Padre Domingos Gonçalo Ferrão, da Diocese de Tete; e o Padre Paulo Mandhlate da Congregação do Ssmo. Sacramento. O Padre Paulo Mandhlate foi o primeiro bispo africano de Tete entre 1976 e 2009.
Após a sua ordenação como Padre Secular (Diocesano) em 1964, Manuel Sabudo Mucaúro foi estudar medicina, tendo em seguida trabalhado na cidade da Beira como missionário e médico no Hospital de Macúti. Os Padres Manuel Mucaúro e Domingos Ferrão morreram há vários anos, enquanto que o Bispo Dom Paulo Mandlate morreu em 2019.
Leia aqui Download ANTIGOS SEMINARISTAS DO ZÓBUÈ