A ROTA DA CRIMINALIDADE ORGANIZADA
O chefe da Repartição de Operações dos Serviços Nacional Penitenciário (SERNAP), na província de Tete, foi baleado na noite da última terça-feira (23), quando tentava assaltar um estabelecimento comercial no bairro Vila Nova, na cidade de Chimoio, província de Manica.
Trata-se de Carlos Júlio Massingue, de 40 anos de idade, que liderava uma quadrilha composta por mais dois cadastrados perigosos que se colocaram em fuga depois de verem frustrada a intenção de tirar toda a receita diária no estabelecimento comercial em causa.
Entretanto, foi durante a troca de tiros com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Manica que Carlos Júlio Massingue foi alvejado com 4 tiros, sendo dois nos membros inferiores, um no membro superior e outro no abdômen. Os agentes do SERNIC apreenderam, na sua posse, uma pistola do tipo Makarov, com oito munições.
No Hospital Provincial de Chimoio (HPC), a nossa reportagem deparou-se com Carlos Júlio Massingue, crivado de balas, onde se encontra a receber cuidados médicos. Reagindo, o Porta-voz do SERNIC em Manica, Amedy Bulacho, disse que o auto de denúncia já tinha sido lavrado e que o suspeito seria levado à barra da justiça.
Carlos Júlio Massingue era chefe do departamento de operações penitenciárias em Manica e foi transferido para Tete, a fim de exercer o mesmo cargo. Dados em nosso poder dão conta de que já estava em curso um processo de transferência de Massingue para a província da Zambézia.
Contudo, conforme apuramos, corre um processo disciplinar por falsificação de nível académico, acto administrativo que lhe custou a retirada da potência de Inspector Principal Penitenciário. (Pedro Tawanda em Manica para IMN)