Vivem como deslocados na vila de Macomia
Elementos das Forças de Defesa e Segurança (FDS) expulsaram, na sexta-feira, um grupo de pescadores que tentou deslocar-se aquela região na expectativa de obter algum pescado.
Para justificar a expulsão, segundo soube o mediaFAX, as Forças de Defesa e Segurança encontraram argumento na falta de autorização de o grupo deslocar-se da vila de Macomia e de ilhas do Arquipélago das Quirimbas até Mucojo.
É que, tendo em conta a volatilidade de questões de segurança na região, as movimentações são bastante restritas, exigindo-se prévia autorização para quem quiser chegar a alguns lugares.
Ao que soubemos, os pescadores reconhecem a falta de autorização, mas justificaram a “aventura” com base no que consideram “fome severa” por que passam na vila distrital de Macomia, onde estão na condição de deslocados.
Os pescadores dizem, igualmente, que os pedidos há muito foram feitos, mas as autorizações para irem pescar em Mucojo tardam a sair.
Eles chegaram a Mucojo na quinta-feira e na sexta foram expulsos por militares, havendo casos de alguns que chegaram mesmo a ser feridos, tendo em conta que as FDS chegaram mesmo a disparar.
MEDIA FAX – 30.08.2022