Por AlTomáz
O Governo dos EUA escreve ao Governo de Moçambique “pedindo” para proibir acesso aos Portos Moçambicanos de navios russos.
Pela Ordem de Serviços no. 16/AT/DGA/900/2022 datada de 18 de Agosto de 2022, com o título Novas Sanções dos EUA contra as Companhias de Navegação Marítimas da Rússia, a Direcção Geral das Alfândegas informa ao funcionários, despachantes e público no geral que o Governo dos EUA solicitou ao Governo Moçambique que recuse acesso aos Portos e a prestação de serviços marítimos e financeiros à navios de 7 companhias marítimas e 69 navios da Rússia alegadamente envolvidas em actividades relacionadas com a invasão da Rússia à Ucrânia.
Ao que parece o Governo de Moçambique acatou o pedido pois a Ordem de Serviço dá a entender que se trata de medida para cumprimento imediato.
Certamente que este pedido dos EUA não visa somente Moçambique pois, a maior parte da carga que circula nos Portos nacionais têm como destino ou proveniência os países da região como África do Sul, Zimbabwe, Botswana, Zâmbia, CDC e Malawi.
As questões que se seguem, entre outras são:
- E se tais Navios vierem aos portos nacionais com carga em transito para países do hinterland?
- Como fica o compromisso de Moçambique de cumprir os protocolos da SADC sobre a circulação de carga ao njivel dos países da região?
- Será que as sanções dos EUA se sobrepõem aos compromissos regionais?
In WhatsApp
NOTA: Reparo que na tal ordem de serviço não é indicada a atitude a tomar pelas entidades relevantes: Boicotam ou não?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE