Por Francisco Nota Moisés
Gosto muito quando vejo que as coisas não vão bem para as pessoas crassas e toscas como Felipe Jacinto Nyusi e o seu fantoche Ossufo Momade e também Raul Domingos. Nyusi é diabólico e Momade é muito louco, tão louco que não tem noção do que é bom ou mau para ele próprio e para a sua quase malograda Renamo que se encontra mais do que metade morta e o que resta dela esta morrendo. Tudo isto é devido ao diabolismo e a culpa culpadíssima do Momade que não aprendeu nada do Dhlakama visto que este também era muito vazio politicamente, embora fosse um táctico como bandido armado em chefe, mas um pulha como estratega. Como um táctico derrotou os terroristas da Frelimo de Samora Machel, Armando Guebuza, mas falhou totalmente como estratega. Quando o inimigo está no chão ou de joelho e suplica para negociações e você lhe diz: "sim, senhor, vamos negociar e de boa fe" como fê-lo Dhlakama com os terroristas da Frelimo em vez de intensificar as operações para acabar com os malfeitores.
Mas o esperto-bruto Nyusi sente-se agora jogado pela TOTAL francesa e diz não entender porque não retoma o negócio da exploração do gaz em Palma. Diz que falou com o chefe, o bravo francês Patrick Jean Pouyanne e este nada faz. Não sei se Nyusi sabe que Pouyanne tinha dito que ele não se precipitaria em enviar o seu pessoal para Afungi sem enviar uma equipa para investigar "ou en sont les choses sur le niveau securitaire (a situação da segurança)."
Os seus bravos franceses que fugiram apavorados de Afungi disseram-lhe que les barbus d'Allah a Cabo Delgado ne plaisentent pas (os barbudos de Allah em Cabo Delgado não brincam) e que as forças do Nyusi só sabem fugir.
Na verdade, em Julho passado, os patriotas atacaram uma posição das forças terroristas da Frelimo, tendo de acordo com os entre 80 a 100 terroristas da Frelimo que fugiram de Pundanhar dito depois da sua chega em Palma que os rebeldes os tinham esmagado. Pouyanne sabe disto.
Ele também sabe que até depois da fuga precipitada e doida dos seus bravos franceses de Afungi, os rebeldes abordaram Afungi mais uma vez apesar da cantada presença dos terroristas de Paul Kagame de Rwanda que já demonstraram serem tigres de papel perante os valorosos combatentes de Cabo Delgado. Os rebeldes continuam no distrito de Palma e atacam as posições inimigas entre Palma e Mocímboa da Praia e que se expandiram para outras partes de Cabo Delgado. E Pouyanne nao se esqueceu que a total disse que regressaria se houver ums paz total e não houvesse mais guerra em Cabo Delgado e depois dos nativos regressaram aos seus lugares e ele sabe que um Cabo Delgado sem guerra durante a sua vida não acontecerá visto que uma vez a guerra acesa, é muito difícil apagá-la
Os matsotsis de Joburg e doutros paísinhos da SADC e da Tanzânia não ousam sair das suas tocas onde urinam e defecam enquanto que os rebeldes rugem em seu redor.
E agora o grande dos bandidos armados Ossufo Momade ameaça Nyusi com guerra. E como é que ele vai travar uma guerra com o seu corpo hipopotamoesco e a sua montanhosa barriga? E se isto e a sua intenção, deve correr cada manhã para derreter a banha. Como se esta situação cómica do Nyusi maltratar os bandidos armados e os grandes dos bandidos armados, particularmente o tal Momade que por onde passa termina pernoitando ao ar livre visto que Nyusi dá orientações que nenhum alojamento o aceite com a sua comitiva. O ano passado lhe aconteceu em Inhambane apesar dele ter tido dinheiro para pagar num hotel. Foi também negado alojamento alguns dias atrás no Niassa que de acordo com a informação veiculada no sitio eletrónico "O Pais," a província está a ser fustigada com um frio intenso. O bandido Momade e os seus companheiros pernoitaram ao ar livre. E assim que Nyusi trata o homem que traiu a Renamo para ele. E este maltrato de Ossufo Momade e merecida recompensa pela sua traição.
E ele Momade por sua vez maltrata Raul Domingos por recusar o seu pedido de regresso à Renamo.
Para mesmo assegurar que Raul Domingos nunca será aceite pelo bando desarmado da Renamo, Nyusi o nomeia para ser embaixador da Frelimo no Vaticano e ele aceita com a precipitação do diabo.
É claro que os franceses jogam o Nyusi que consideram de tosco, Nyusi brinca com Momade e este joga com Raul Domingos.
Veja