ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Mikhail Gorbatchev, 19[31]/20[22] foi o último líder da União Soviética de 19[85] /19[91] ele foi o grande responsável por tentar fazer a União Soviética [US] voltar ser o que ela foi no passado.
Na década de [80] a US passou por uma série de problemas; uma burocracia muito grande, 'alta corrupção de Estado', altos gastos com a guerra fria. Lembrando, que o Estado soviético gastando com corrida espacial, com corrida armamentista e, etc. é o Estado que estava gastando e deixando de investir em sectores sociais. Para o Capitalismo fez muito bem a guerra fria, porque era indústria privada consumindo, gerando emprego, pagando impostos e…enfim.
Pode-se dizer, que o modelo soviético 'cobriu muito' com os gastos da guerra fria, e o Gorbatchev fez algumas políticas como; a Perestroika abertura económica e a Glasnosti que pretendiam melhorar um pouco a US para que ela não tivesse seu colapso.
Na verdade, as consequências da Perestroika e da Glasnosti foram justamente o contrário e acabou sendo o fim da US. Em 19[89] caiu o muro de Berlin na Alemanha e em 19[91] o fim da US. Muitos afirmam inclusive, que o Gorbatchev não gostava do Socialismo, isso não é verdade, o Gorbatchev defendia o Socialismo, só que, ele defendia um Socialismo mais moderno, não o Socialismo do Governo de Lénine, do Governo Stalin, até porque, já tinha acontecido a terceira Revolução industrial, a comunicação estava muito mais eficiente e a globalização. Ou seja, ele tentou modernizar o Socialismo, mas acabou avançando em direcção a queda da US.
Na década de [90] do século passado tudo se consumou, vem o Governo do 'astuto' Boris Yeltsin, decadência total da US e anos 20[00] a Rússia volta a crescer com o Presidente Vládimir Putin como grande potência geopolítica.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [31] de Agosto 20[22]