O presidente da Comissão Eleitoral do Quénia declarou nesta segunda-feira, 15, o vice-presidente William Ruto vencedor da eleição presidencial, após seis dias de espera.
Wafula Chebukati anunciou que o vice-presidente em exercício Ruto conseguiu mais de 7,17 milhões de votos, o que representa 50,49% dos votos contra 6,94 milhões, ou 48,85%, do líder da oposição Raila Odinga, nas mais renhidas eleições presidencias da história do país.
Entretanto, antes do anúncio dos resultados, quatro dos sete membros da Comissão Eleitoral rejeitaram os resultados das eleições presidenciais.
"Pela natureza opaca do processo (...) não podemos assumir a responsabilidade pelos resultados que vão ser anunciados", disse a vice-presidente Juliana Cherera, cercada por outros três comissários, pedindo aos quenianos "calma".
“As pessoas podem ir ao tribunal e por esta razão estamos pedindo aos quenianos que sejam pacíficos, porque o Estado de direito prevalecerá”, acrescentou, enquanto a tensão aumentava e as brigas eclodiam no centro onde a Comissão (IEBC) contou os resultados.
VOA – 15.08.2022