ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nós temos certos atores neste momento, atores que fazem seu papel muito bem e, atores que gostam, também de provocar em vez de 'conversar', 'comunicar' não!...objectivo é provocação da melhor e da maior forma possível. E, uma coisa dessa aconteceu agora na Ucrânia, cidade Capital Kiev e vocês só podem imaginar que nem todos vão gostar [d]isso.
Na Alemanha, por exemplo, há umas três, quatro semanas atrás tiveram uma discussão na cidade de Berlin, queriam colocar em diversos cantos na cidade objectos russos destruídos na guerra espalhando pela cidade e, a discussão foi grande e o Chanceler Olaf Scholtz , disse pelo menos nesse sentido é preciso concordar com ele, que ele não era a favor, que ele achava, nessa situação era uma provocação a Rússia.
Então, pelo que eu sei não aconteceu em Berlin, mas isso aconteceu agora em Kiev e se vocês estão afim podem ver na imprensa imperialista vídeos e também várias fotos no télegram desses objectos que foram colocados no centro da Capital da Ucrânia na cidade de Kiev. Essa provocação ucraniana certamente, que não vai cair bem no Kremlin é só uma questão, questão de tempo que o Presidente Vládimir Putin vai reagir.
Destarte, vocês podem observar, que cada dia que passa em vez dê-se procurar uma 'solução', procura-se mais 'afronto': a escalação da actual situação. Como podem eles, pensam como nós podemos colocar mais lenha na fogueira é mais ou menos isso.
E agente vê que, os ucranianos nesses vídeos que o imperialismo passou, que o povo ucraniano aproveitou a situação para passar nos veículos destruídos para fazer fotos, provavelmente para colocar no facebook, nas redes sociais e eu particularmente acho um absurdo fazer uma coisa dessa, se encontrando na guerra colocando objectos ali destruídos onde pessoas morreram , deixando na cidade espalhado para todos verem, para tirarem fotos da 'crueldade da guerra'. Portanto, eu acho falta de respeito pelas pessoas, tanto faz de que lado. Mas, eu acho falta de respeito pelas pessoas que deram a vida.
Os soldados partiram em todos esses veículos de combate. Esses eram filhos, irmãos, pais e maridos não importa de que lado de conflito pertenciam, as pessoas partiram para impor uma vontade política imperial ou outra.
Talvez, também da maneira que o Zelensky, o fantoche colocou isso tudo era para novamente aparecer na Vogue, na Revista Vogue juntamente com a esposa fazendo um desfile na frente dos militares russos destruídos. E claro, isso deve ser bem aceito pelos seus admiradores [patrões], admiradores dos países imperialistas
E a paz, vocês sabem que a paz não vai acontecer tão cedo, porque a NATO e o imperialismo vão/estão investindo cada vez mais com armas, com dinheiro, com dinheiro que não lhes pertence, mas pertence aos contribuintes, eles gastam àquilo que não tem, porque sabem que os outros vão pagar.
E…eu me pergunto. Onde é que se encontram os “políticos” que defendem valores como; a paz, o amor a pátria, o respeito e tudo aquilo que foi ensinado para nós? Vocês lembram ainda… por nossos pais. Isso era norma[l], regras como agir com outras pessoas, amor pela pátria, muito respeito pelos pais , muito respeito pelas pessoas ao nosso redor , tudo isso ultimamente parece 'evaporou' .
Vamos ver como é que vão continuar as coisas.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [22] de Agosto 20[22]