Por Francisco Nota Moises
Diz-se que Putin lançou-se na sua guerra contra a Ucrânia para distrair o seu povo russo que já mostrava sinais de descontentamento com ele e com o seu regime. Isso pode ser uma das razões deste homem que está se assemelhando mais e mais a Hitler da Alemanha Nazi e que parece ter envelhecido num abrir e fechar de olhos por causa do pesadelo que lhe pressiona na cabeça visto que os seus planos quanto à sua operação especial contra a Ucrânia para desnazificar o regime ucraniano não deu os resultados que sonhava.
Para qualquer analista astuto, a razão que Putin deu para atacar a Ucrânia não tem nada a ver com a realidade. A verdade é que Putin sempre se considerou como o homem que podia reconstruir a grandeza do império russo no molde do sistema social-imperialista soviético com a reconquista dos territórios perdidos quando a União Soviética se desintegrou.
Assim Putin agiu como o Dom Quichote de La Mancha do último, com uma lança na mão a digladiar contra inimigos e monstros para endireitar os males no mundo em honra da Dulcinea del Toboso, a sua amada fictícia. A sua operação contra a Ucrânia provou ser como aquele ataque que o Dom Quichote fez contra os moínhos a vento que ele tinha considerado como monstros que ele devia destruir antes que o destruíssem. Naquela aventura Dom Quichote terminou por ser lançado para um lado e a sua lança a cair no outro lado.
Em vez do seu ataque ter tomado três dias para conquistar a Ucrânia, o Dom Quichote do ultimo dia russo vê-se frustrado com muito material bélico russo perdido na Ucrânia, a sua frota no Mar Negro desgastada, a sua força aérea agora incapaz de penetrar o espaço aéreo ucraniano enquanto que as forças ucranianas com armas de grande alcance e precisão fornecidas pela Franca, Inglaterra e os Estados Unidos destroem depósitos de munições, concentrações de forças, pontes e postos de comando russos no Oriente da Ucrânia que a Rússia conquistou em 2014 quando a Ucrânia estava menos preparada pra enfrentar a Rússia.
Tendo declarado uma mobilização para forçar homens russos para ir à guerra na Ucrânia, os russos agora protestam contra a sua mobilização que eles não querem. Putin está agora em encrencas e diz-se que quando o povo perde o medo do seu ditador, o ditador está lixado.
Ele fez ameaças nucleares. Nunca se deve tomar ao de leve um homem que parece não estar em controle total de si mesmo como Putin. Em reposta a França destacou no Báltico três submarinos da classe Triomphant com 48 misseis cada e com cada submarino com um poderio de fogo mil vezes a bomba que destruiu Hiroshima no Japão no fim da Segunda Guerra mundial. Um daqueles submarinos tem o poderio de fogo nuclear que pode destruir todas as cidades da Rússia num abrir e fechar de olhos.
Os Britânicos disseram que as suas armas nucleares estavam colocadas nos seus submarinos. Os americanos mostraram um dos seus submarinos com um poderio de fogo incomparável. Se Putin se lançar numa aventura nuclear, estaremos todos lixados incluindo ele próprio quando Moscovo estiver incinerado.
Seria melhor que isso não aconteça.