RESUMO DA SITUAÇÃO
Houve incidentes em oito distritos da província de Cabo Delgado na semana passada, ilustrando mais uma vez a fluidez e imprevisibilidade dos ataques dos insurgentes. Na sua maioria, os civis foram as vítimas. O distrito de Nangade continua instável na sequência dos confrontos entre insurgentes e forças de segurança na semana passada, enquanto os distritos de Metuge e Quissanga, no sul da província, testemunharam ataques contra civis, provavelmente perpetrados por insurgentes que regressaram ao norte após recentes incursões na província.
No distrito de Nangade, fontes indicam que há um movimento contínuo de insurgentes na sequência dos confrontos da semana passada entre insurgentes e Forças de Defesa e Segurança (FDS) e tropas da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Moçambique (SAMIM). Na manhã de 19 de Setembro, um grupo entrou em Ngangolo, a 25 km ao sul da vila sede de Nangade e que continua até à sede do distrito de Mueda. As fontes concordam que eles visavam um veículo de passageiros – um camião de caixa aberta ou autocarro. Uma fonte diz que uma mulher foi morta, o veículo incendiado e bens dos passageiros roubados. Outros dizem que o autocarro foi tomado junto com os seus passageiros e deslocou-se para Mueda.
Uma fonte local diz que o tráfego entre as vilas de Nangade e Mueda foi consequentemente interrompido. Ngangolo foi atacado pela última vez em Junho deste ano, um ataque que viu os insurgentes fecharem temporariamente a estrada.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-113 25.09.2022