Por Francisco Nota Moisés
O problema de ideologias totalitárias é este mesmo: as pessoas deixam de pensar visto que alguém já pensou para elas, seja o fuhrer Hitler, o camarada Staline, o camarada Mao, o Irmão Numero 1 que era o título de Pol Pot do Camboja, el dirigente máximo Fidel Castro de Cuba, o camarada Samora Machel, o pai da democracia moçambicana Afonso Dhlakama, e tantos outros tiranos que se deram títulos de asneiras. Portanto, não espanta quando Felipe Nyusi regurgita palavras totalitárias como "a permanência do nosso glorioso partido na liderança dos destinos dos nossos moçambicanos."
Nas palavras do Nyusi aparentam-se palavras totalitárias tais como "a permanência do nosso partido." Não há duvida que na cabeça deste homem como na cabeça do seu comparsa angolano, João Lourenço, que acaba de manipular as eleições em Angola, o seu partido Frelimo, que é altamente assassino e terrorista desde o seu aparecimento em 1962, está lá para ficar no poder para dirigir os destinos dos nossos moçambicanos. Este ditador considera os moçambicanos como a propriedade do poder da Frelimo. E os moçambicanos são mesmo animais no curral da Frelimo.
Obviamente, esse tirano é apoiado por tal Ossufo Momade, e foi apoiado por Afonso Dhlakama, que se intitulou pai da democracia moçambicana enquanto não havia nenhuma democracia em Moçambique quando o tirano da Renamo se declarou o pai da democracia moçambicana. Não sei se foi democracia quando ele foi emboscado por duas vezes em Manica e foi cercado na sua residência donde se escapuliu misteriosamente do cerco montado por jagunços da Frelimo, coisa que estonteou Salvador Mutumuke, então o grande da defesa do Nyusi, a ponto dele exigir que alguém explicasse como é que o dirigente renamista tinha desaparecido da Beira. Houve mesmo quem disse com certeza do diabo que Dhlakama era um homem misterioso em possessão de poderes mágicos. Possível!
E há essas chefias ditas da oposição que fazem o favor a Frelimo quando falam de derrotar a Frelimo nas próximas eleições. Assim? Como é que Ossufo Momade pensa que ele e a sua Renamo podem ganhar eleições em Moçambique e ver a Frelimo conceder a derrota e lhes entregar o poder? De que Moçambique ele e outros da sua raia falam?
Esses homens ditos da oposição não se apercebem que mesmo que ganhem, a Frelimo manipulara os dados para se declarar vencedora. Não entendem que a Frelimo já ganhou de antemão todas as eleições futuras antes das quais as pessoas devem cada vez se registarem para votar.
No meu país nunca me registei e as pessoas não se registam para votar. Quanto me tornei cidadão depois de cá chegar para salvar a minha vida de certos carnívoros humanos no país que me viu a nascer chamado Moçambique, o meu nome foi automaticamente colocado na lista de votantes. Antes da cada eleição provincial ou federal, recebo pelos correios o cartão do votante que indica o lugar onde ir votar no dia de votação.
O cartão do votante é o documento que me identifica na lista de votantes. Caso não aparecer lá sem o cartão do votante, tenho que mostrar pelo menos um envelope endereçado a mim com o meu nome e endereço. Sem isto, não posso votar. Aqui não é possível corromper alguém entre as pessoas que controlam a votação nas urnas.
Durante a votação não se vê nenhuma policia ou jagunços com espingardas como acontece no Moçambique da Frelimo.