ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, eu vou falar sobre [IDH]; Índice de Desenvolvimento Humano proposto pela ONU em virtude da 'péssima distribuição de renda' principalmente em países subdesenvolvidos, a ONU resolveu criar o IDH para medir qualidade de vida, nesse índice a ONU estabeleceu uma nota que vai [0] até [1], até hoje nenhum país tirou a nota [0] e isso significa, que nós não temos aqui o 'inferno', mas nenhum país também tirou a nota [1], quer dizer, não temos nenhum paraíso aqui na terra.
Quais os itens medidos pelo IDH? Escolaridade, longevidade e renda.
Escolaridade: nível de escolarização de cada nação. Quanto mais for instruída uma população, mais desenvolvimento vai ter, melhores condições e qualidade de vida, mais acesso a cultura, ao conhecimento, um maior nível de democracia, e isso vem com educação, através da taxa de escolaridade.
Longevidade: média de vida de cada indivíduo, quer dizer, quanto maior for a sua qualidade de vida mais tempo você vai durar. Ou seja, pessoas que têm uma qualidade de vida melhor, acesso a saneamento básico, a saúde, a medicação tem uma espectativa de vida maior. Portanto, quanto maior a espectativa de vida há tendência que melhor seja a qualidade de vida.
Renda per capita: a renda per capita, sempre foi obtida em dólares e a renda per capita sempre foi a divisão total do bip pelo número total de população, não levando em conta 'corrupção e o desvio de dinheiro. Quer dizer, dividir tudo para todos, mas…existe nesse bolo 'desviou de verbas' que não é levado em consideração.
E, dividir o bip e estabelecer a renda per capita em dólar não é a realidade por exemplo de Moçambique, cujo trabalhador recebe o salário em meticais, mas quando você vai comprar um pacote de café no supermercado você paga em dólar; o preço do café é cotado no mercado mundial em dólar, o preço da carne no mercado internacional é cotado em dólar e você recebe em meticais.
Então, para ser mais perto de uma verdade a ONU resolveu mudar e estabelecer a renda per capita pelo poder de paridade de compra segundo a moeda de cada país, ou seja, um pouquinho mais perto da verdade, um pouquinho mais perto da realidade.
E dentro do IDH, você tem os países que estão no IDH muito elevado, países de médio IDH e países de baixo IDH. Infelizmente, o nosso Moçambique não melhorou principalmente a partir de 20[19] sai do [181º] para [185º] em 20[22] isso significa dizer, que a 'condição de vida' do moçambicano é…
De facto, a distribuição de renda em Moçambique não é nada famosa, consequência disso, tem reduzido a capacidade, por exemplo de acesso a saúde, a educação, isso vai 'impactar' negativamente no IDH como um todo e tem feito com que, a qualidade de vida da população de modo geral venha caindo. E uma coisa vou dizer para você[s], Moçambique é dos países mais 'desiguais' do mundo basta você investigar.
E eu devo lembrar, além do IDH na passagem do milénio, no ano 20[00] a ONU fez uma reunião com [191] países para estabelecer a Cúpula do milénio. A Cúpula do milénio tinha [8] metas a serem cumpridas até o ano de 20[15] entre elas erradicação total da pobreza do mundo, erradicação da HIV, por exemplo, qualidade de vida em função do meio ambiente, todo cidadão tem necessidade de ter uma qualidade de vida no meio ambiente favorável.
Ora, nós estamos em 20[22] essas metas teriam que ser cumpridas até 20[15], é evidente que não foram cumpridas, por isso essas metas estão sendo prorrogadas.
Por último, vou deixar para você[s] uma recomendação, entre no site da ONU, que é o site IDH/publicações e você terá acesso as informações mais recentes sobre IDH’s e até IDH’s mais antigos, inclusive tem uma 'preciosidade' baixar a versão em inglês, francês ou espanhol do primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano que foi feito em 19[90].
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [18] de Setembro 20[22]