Decorreu entre os dias 31 de Agosto e 9 de Setembro de 2022, no distrito de Nhamatanda, Província de Sofala uma operação de captura e translocação de elefantes onde os mesmos se encontravam a residir depois de terem saído o Parque Nacional da Gorongosa em 2019 durante o Ciclone IDAI.
Estes elefantes ocuparam uma área definida como de Conservação Comunitária próximo das áreas de cultivo e residência das comunidades de Bêbedo e Nhampoca estando na origem de vários incidentes de conflito com ameaças à vida das pessoas e seus bens. Neste contexto e, de acordo com a estratégia de Gestão do Conflito Homem Fauna Bravia (Resolução 58/2009 de 29 de Dezembro) a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) através do Parque Nacional da Gorongosa decidiram remover os elefantes da referida área.
Esta operação foi realizada com o apoio técnico e financeiro de várias organizações não governamentais. Estas organizações apoiam a ANAC na área de mitigação e conflito Homem Fauna Bravia. Assim estiveram envolvidas a Ivan Carter, Wildlife Conservation Alliance, a Associação Moçambicana para a Conservação da Fauna Bravia e o Parque Nacional da Gorongosa.
A operação foi orçada em cerca de USD 120.000 (cento e vinte mil dólares americanos) e foram capturados e translocados um total de 14 elefantes, todos machos do distrito de Nhamatanda para a Reserva Nacional de Marromeu.
A prevenção e mitigação do conflito Homem Fauna Bravia é uma actividade de responsabilidade partilhada entre todos os sectores da sociedade e do governo aos vários níveis conforme estabelecido na Estratégia de Gestão aprovada em 2009 cabendo a ANAC através do Ministério da Terra e Ambiente a coordenação das ações específicas que vão desde o ordenamento territorial gestão das Áreas de Conservação públicas e, de gestão privada e que contribuem para a minimização deste conflito que é resultado da perda de habitat natural, aumento da densidade da população humana e um nível cada vez maior da protecção da fauna com o consequente aumento da mesma.
In Reserva Nacional de Marromeu recebe 14 elefantes do PNG (integritymagazine.co.mz)