O Parque Nacional de Maputo (PNM) vai ter novas vedações em algumas zonas para evitar que o aumento da população de elefantes os leve até campos agrícolas de povoações vizinhas, anunciou a instituição.
O objectivo é “vedar a área mais procurada e usada pelos elefantes” em que “se disputa o mesmo recurso, a água. Nessa procura, infelizmente, os elefantes encontram as ‘machambas’”, ou seja, hortas e campos cultivados, explicou o administrador do parque, Miguel Gonçalves, citado hoje, 19 de Outubro, pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
A iniciativa vai ter o apoio da organização não-governamental Global Conserve que vai apoiar o parque na mobilização de recursos para concretizar no prazo de dois anos.
Os elefantes estão entre os animais que mais preocupam os agricultores dos postos administrativos de Bela Vista e Zitundo.
Segundo Miguel Gonçalves, tem havido um aumento do número de elefantes no parque, o que faz com que uma parte procure ultrapassar os limites da área de conservação.