...País com uma economia fortemente baseada no setor primário e frente a um período de democratização política, Moçambique encontra-se confrontado ao imenso desafio da reconstrução nacional pós-guerra civil. Por outro lado, também marcada por uma importante desigualdade social e económica, a sociedade brasileira vivenciou nas últimas décadas um importante debate em torno da questão ambiental e da necessidade de ações em prol de uma redistribuição da renda mais justa e da minimização da pobreza. É, portanto, dentro deste contexto, mas resguardando-se as especificidades da realidade brasileira e moçambicana, que se justifica a necessidade de um aprofundamento do debate académico sobre as políticas públicas e o desenvolvimento rural.
Nesse sentido, o evento pretende aprofundar o debate acerca do tema proposto, apresentando as concepções e especificidades, assim como as experiências vividas em cada país. Mas, fundamentalmente, esse evento deve colocar em questão a doutrina do desenvolvimento, questionando a visão dominante do crescimento das riquezas quando o drama de nossos países se situa na exclusão crescente de suas populações. Não podemos tratar da exclusão olhando prioritariamente a riqueza.
Devemos mudar a direção de nosso olhar sobre o desenvolvimento. Nós somos herdeiros de certa história das ideias; isso, no entanto, não deve nos impedir de questionar as nossas certezas.
Leia aqui Download Analise_multidimencional_da_pobreza_em_mocambique(2009)
Destaco na pág. 40: Análise Multidimensional da Pobreza em três Aldeias do Norte de Moçambique