ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Como interpretar a lei marcial, reflexos e consequências dessa acção.
Em resumo, os milisteres russos irão assumir as funções governamentais nas regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e zaporiyia. Decisões como essas visão um estreito "controle’ sobre a movimentação de pessoas, e sobre as infras-estruturas civis: transporte, de energia, geralmente a lei marcial é um recurso utilizado em período de guerra e de turbulência civil.
Na prática, ainda não sabemos a exacta "dimensão" dessa decisão, afinal parte dessas regiões já estavam com leis marciais em execução antes dos referendos que tornaram na visão dos russos esses territórios como parte das suas fronteiras.
O que muda agora é que essa lei marcial está baseada na legislação russa, uma coisa [in]felizmente é algo que posso garantir aqui é que, os direitos dos civis que vivem naquelas regiões certamente serão 'impactados' e de forma bastante directa essa decisão do Presidente Putin hoje, é apenas um dos elementos, a meu ver, de uma imensa preparação para que haja uma contra ofensiva da Rússia visando reverter esse processo de ganho territorial que exercito ucraniano tem conseguido nos últimos dias.
Na verdade, esse movimento, tem o intuito na visão dos russos [Putin], tornar aquele [s] território [s] em disputa, mas agora território oficial da Rússia e dar a "mensagem" para o imperialismo, que aqueles territórios [s] agora se for atacado, esse ataque será respondido não como um território em disputa, mas como estivesse atacando as próprias fronteias da Rússia.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos 19 de Outubro 2022