Distrito de Nangade
Mais uma vez, a aldeia Liche, no distrito de Nangade, norte da província de Cabo Delgado, voltou a ser atacada por grupos terroristas, na tarde desta quarta-feira. É a segunda vez em menos de dois meses que a aldeia é atacada.
Descrição de fontes locais sugere que, desta vez, os atacantes tiveram tempo para saquear, atear fogo e vandalizar tudo que quisessem, incluindo celeiros que os habitantes locais iam tentando coleccionar nos últimos tempos.
Por conta do ataque, a população da sede do posto administrativo de Ntamba, que dista sensivelmente quatro quilómetros da aldeia atacada, abandonou à busca de locais seguros. Uma parte foi a Chuduadua, território de Nangade, enquanto a outra refugiou-se em Lianda, Imbuo e Nanganda, distrito de Mueda.
Por outro lado, fontes de Nangade estranham o facto de muitas aldeias do distrito continuarem a ser severamente visadas por terroristas quando o distrito dispõe de numerosos contingentes das Forças de Defesa e Segurança e ainda elementos da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique.
Aliás, o mediaFAX soube que a 25 de Outubro corrente, três autocarros da Nagi Investimentos desembarcaram mais efectivos das Forças de Defesa e Segurança naquele distrito.
Até ao fecho da presente edição, o mediaFAX não tinha recebido quaisquer indicações de danos humanos.
MEDIA FAX – 28.10.2022