Três viaturas foram atacadas no último domingo (20) no cruzamento de Xitaxi que liga Mocímboa da Praia- Muidumbe. As viaturas atacadas faziam os dois sentidos, sendo que duas haviam partido da cidade Pemba, capital provincial de Cabo Delgado com destino à Mocímboa da Praia, e a outra vinha no sentido inverso: Mocímboa da Praia – Pemba.
Segundo fontes militares e civis ouvidas em anonimato pela “Integrity”, os terroristas emboscaram as três viaturas, sendo uma que levava o chefe das operações do Comando distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Mocímboa da Praia, onde viriam a perder a vida duas pessoas e outras três encontram-se desaparecidas.
O outro veículo, segundo as fontes que temos vindo a citar era um minibus que levava vários passageiros, mas até ao momento não existem dados concretos sobre a situação dos ocupantes do respectivo veículo.
Uma outra emboscada ocorreu na mesma rota, desta vez contra a companhia de transporte terrestre Nagi Investment, que estava em direcção à cidade de Pemba, onde foi assassinado o motorista da viatura. Devido ao ataque alguns passageiros ficaram gravemente feridos e outros saíram ilesos, conforme constatou à nossa reportagem no Hospital Provincial de Pemba (HPP).
De referir que devido a sequência de ataques as Forças de Defesa e Segurança (FDS) reforçaram a presença e vasculha na região com vista a devolver a circulação, uma vez que desde a tarde do último domingo, as autoridades militares e políticas limitaram a circulação de viaturas nos dois sentidos para evitar males maiores.