Resumo de Cinco Anos
Quando Cabo Ligado foi lançado em Maio de 2020 , apresentamos reflexões concisas sobre o desenvolvimento da insurgência até esse ponto, e identificamos algumas questões-chave a serem observadas. Observamos a crescente competência dos insurgentes, o ímpeto que tinham na época e a sua relação evolutiva com o movimento mais amplo do EI . Constatámos também a fraca eficácia de combate das Forças de Defesa e Segurança (FDS) face às forças insurgentes ainda relativamente inexperientes. Apontamos para os abusos das FDS e como isso refletia a profundidade das suas disfunções e destacamos a ausência de uma estratégia abrangente de contrainsurgência que envolvesse as comunidades de forma construtiva.
O progresso feito pelos insurgentes nos dois anos e meio até Maio de 2020 foi considerável. Embora concentrados em cinco distritos no norte da província e ao longo da costa, tinham também sondado o sul até Ancuabe e Metuge nessa época. As autoridades já haviam perdido o controle de grande parte do norte da província. Em Março de 2020, Quissanga e Mocímboa à sede do distrito da Praia foram brevemente ocupadas . Em Abril, foi ocupada a sede do Muidumbe, e no mês seguinte, foi a vez da sede de Macomia. Esta capacidade atingiria o seu auge em Agosto de 2020, quando os insurgentes, após meses de atividade, tomaram o controlo de Mocímboa da Praia, expulsando as forças governamentais. Um ataque semelhante à vila de Palma em Março de 2021 iria finalmente precipitar um apoio militar internacional significativo. Isso mudaria o do conflito nos 18 meses subsequentes, impactando significativamente a dinâmica do conflito, mas não o aproximando de uma conclusão.
Em finais de 2020, o conflito também havia se internacionalizado de forma inquestionável em ambos os lados do conflito. O Estado moçambicano contratou em 2019 o Wagner Group, e depois o Dyck Advisory Group (DAG) em 2020 nos seus esforços para lidar com a crescente ameaça interna. O rápido crescimento da insurgência nos primeiros três anos colocou uma pressão considerável sobre Moçambique para aceitar apoio bilateral e multilateral. Isso veio de muitos quadrantes, incluindo a África do Sul, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a antiga potência colonial Portugal, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia.
Leia tudo aqui Cabo Ligado Mensal: Outubro de 2022 — Cabo Ligado