Synopsis
- Granito Moçambique, Setembro de 2019. A população da província de Cabo Delgado, no norte do país, está a ser brutalmente atacada por militantes que juraram lealdade ao Estado Islâmico. Os militantes atacam uma das aldeias, Mbao, matando todos os habitantes. Apenas José, de treze anos, e seu irmão mais velho, Luís, permanecem vivos. O líder dos militantes Mamudo oferece José e Luis para se juntarem às fileiras de sua gangue, caso contrário, eles sofrerão o destino do resto dos aldeões. Apesar das objeções de José, Luis concorda em se juntar à gangue.
Entretanto, o governo de Moçambique pede ajuda à Rússia e ao Sudão - os militares e a polícia locais não têm formação suficiente para lidar com os militantes. Logo um grupo de instrutores russos liderados por um comandante experiente com o indicativo de chamada "Granito" chega a Moçambique.
Já em Moçambique, Granit e seus combatentes descobrem que o exército local não é treinado, as armas estão em condições inadequadas para o combate, e os próprios soldados não estão ansiosos para defender seu país. No entanto, Granit consegue convencer alguns dos militares moçambicanos a superar o medo dos militantes - "não é assustador morrer pela Pátria, é assustador perdê-la".
Um grupo de granito, juntamente com um destacamento do exército moçambicano, vai para a selva em busca de militantes. Em Mbao, Granit e seus combatentes encontram José - ele conseguiu escapar dos militantes. No entanto, José não quer dizer a Granit exatamente onde está localizado o acampamento de Mamudo - afinal, seu irmão Luis ficou lá.
José escapa de Granito e retorna ao acampamento à noite para avisar seu irmão. No entanto, não é mais possível para José escapar novamente - os militantes feriram Luis e trouxeram José de volta ao acampamento. O Grupo de Granito está planejando uma operação para destruir os militantes. No entanto, Granite, examinando a localização do acampamento, percebe José lá. A operação tem que ser ajustada... Durante o ataque, alguns dos militantes, juntamente com Mamudo, conseguem escapar.
O curador de Mamudo, Lionel Dyke, chefe de uma empresa militar privada da África do Sul, envia um destacamento de mercenários liderados por Arab Omar para ajudar os militantes. Omar vai prender os russos em uma das aldeias próximas, Limalo. Mas Omar não conta mais com os combatentes de Mamudo - "vocês já perderam".
Mamudo não gosta nada deste estado de coisas - a fim de recuperar a sua autoridade aos olhos de Lionel, Mamudo decide armar uma emboscada na saída de Limalo - "não importa quem ganhe, os russos ou Omar - no final será a nossa vitória". O grupo de Granit derruba os mercenários de Omar de Limalo, mas no caminho de volta ele entra em uma emboscada organizada por Mamudo. Durante uma batalha brutal, Granit consegue salvar seus lutadores, mas ele mesmo está ferido, incompatível com a vida... - (Grato a Miguel Leão)